this is an h1

this is an h2

Tue Dec 13 17:27:10 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Como vender mais no varejo: saiba o que é marketing de permissão

Veja também como implementar e quais os benefícios do marketing de permissão que veio com o propósito de harmonizar relações entre clientes e marcas no varejo.

· Atualizado em 13/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Seja sincero: em algum momento, você já se sentiu incomodado com alguma propaganda que chegou até você, principalmente via internet? Provavelmente, a sua resposta é afirmativa. Ao mesmo tempo, o varejista sabe que a propaganda, como se diz, é a alma do negócio, não há como vender mais, principalmente diante da concorrência, se você não investe em divulgação e marketing. Mas, você já parou para pensar se a sua propaganda está chegando a quem tem que chegar, se está atingindo um público interessado no seu produto e, principalmente, se esse público gosta de receber seus materiais de divulgação?

Pois é para atender a aspectos como esses, especialmente sobre a concordância - ou permissão - do consumidor que novos processos, novas práticas e técnicas de marketing estão sendo implementadas. Uma delas, conhecida como marketing de permissão, utiliza estratégias para chegar ao consumidor a partir do consentimento do usuário que tem interesse em seus serviços, ou seja, trata-se de uma solução que permite um relacionamento harmonioso, recíproco e consentido entre clientes e marcas.

Se você está pensando que essa é uma prática de marketing “furada” e que vai vender menos, é bom rever alguns conceitos, pois uma das principais vantagens em implementar o marketing de permissão é que vai haver uma redução do desperdício de tempo e de recursos com quem não tem interesse no que a sua empresa vende, e você vai direcionar os seus esforços para quem realmente quer ter acesso ao seu produto, ou seja, é possível utilizar estratégias mais assertivas.

Como implementar

O respeito ao consumidor é o princípio básico do marketing de permissão. É importante compreender o significado de um botão que você deve disponibilizar ao consumidor, com as opções: opt-in (o usuário permite o contato com a sua empresa e o recebimento dos seus materiais de divulgação); opt-out (o consumidor não quer receber o contato da sua empresa).

A permissão do usuário/cliente pode ser obtida a partir da implementação de formulários pedindo essa autorização. Mas, atenção! O formulário deve ser de fácil preenchimento. Além disso, o consumidor deve ser avisado sobre que tipo de conteúdo/material vai receber, como e quando: ofertas, dicas; via e-mail ou SMS; quais são as opções de horário para recebimento do material, entre outros aspectos. Deixe a sua captura de leads o mais clara possível, assim, as chances de conversão serão maiores. Importante: não quebre o combinado com o cliente.

Em relação ao que disponibilizar para o seu cliente, depende dos seus propósitos, dos seus objetivos e das suas metas, mas algumas estratégias são muito importantes. Entregue materiais relevantes, além da divulgação de produtos e lançamentos. Um exemplo é fazer uma boa produção de materiais como e-books, infográficos, webinars e vídeos explicativos, além da criação de um blog com a publicação de textos sobre assuntos diversos do interesse do seu cliente, além de dicas. Os materiais podem ser pensados também para uso nas redes sociais, em plataformas diversas. Com certeza, assim, a sua marca estará proporcionando uma boa experiência do usuário

Saiba mais

Matricule-se no curso Comunicação e relacionamento com seus clientes para compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?