this is an h1

this is an h2

Sat Aug 20 02:25:27 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como verificar o retorno ideal de um investimento

Indicadores como PRI e ROI se complementam e mostram como está a situação financeira do seu negócio.

· 19/07/2022 · Atualizado em 20/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em quanto tempo, o empreendedor terá de volta o valor investido inicialmente no seu negócio? Essa é uma das preocupações das pequenas empresas e para ter uma resposta é preciso calcular o prazo de retorno do investimento (PRI). Significa que você deve dividir o valor investido pelo lucro esperado. 

Um exemplo hipotético: se o capital investido em um computador foi de R$ 10 mil, e a estimativa é que, com isso, ocorra um aumento das vendas de R$ 5 mil por ano, o PRI será de dois anos. Ou seja, para se chegar ao investimento inicial é preciso ter lucro por dois anos. Esse exemplo mostra que um dos benefícios do indicador é mostrar as ações que trazem maior retorno em menos tempo. 

No entanto, o PRI não é a única métrica que verifica a lucratividade de um negócio. O retorno sobre investimento (ROI) analisa a efetividade de um aporte. Ou seja, mostra ao empreendedor se uma estratégia deu certo ou não. Por exemplo, se você investir em anúncios para gerar tráfego pago para o seu site, você pode verificar com o ROI se o lucro das conversões e vendas conseguidas foram efetivas. 

O ROI mostra a quantidade de rendimentos alcançados com um investimento específico. O cálculo é o seguinte:

As duas métricas são diferentes: o PRI calcula o período necessário para se ter o retorno de um investimento; já o ROI verifica a efetividade do investimento, analisando o resultado final. Mas, vale ressaltar que os dois indicadores são complementares e devem ser vistos juntos para se ter uma visão geral do crescimento e da saúde financeira do negócio. 

Três pontos são fundamentais para se entender a importância do PRI:

Atração de investimentos

Um dos objetivos da taxa de retorno do investimento é indicar a viabilidade e o potencial do negócio. O PRI deve ser apresentado no plano de negócios da empresa para facilitar novos investimentos e atrair investidores e sócios. 

Gestão da despesa

Com o PRI, a empresa também consegue fazer uma gestão da sua despesa de maneira eficiente. O empreendedor consegue avaliar a necessidade ou o retorno que a compra de um equipamento ou a contratação de um colaborador trará para o seu negócio, por exemplo. 

Efetividade da ação

A métrica ajuda na consideração das ações urgentes e importantes. Em complemento com o ROI, é possível ver se determinada ação trará lucro ou prejuízo, se deve seguir adiante ou não. 

Prazo ideal 

Não é possível determinar um prazo ideal de retorno. São feitas estimativas e, por isso, a constante avaliação e a flexibilidade são fundamentais nos negócios digitais e tradicionais. 

O que o empreendedor pode estipular é um limite para o seu investimento inicial. Isso é feito a partir de estudo e análise das possibilidades financeiras do empreendimento e dos investidores. Lembre-se de manter o controle do fluxo de caixa para situações de emergências financeiras. 

As métricas servem para avaliação, mas também para o planejamento e suporte à tomada de decisão financeira. Um plano de negócios define tudo isso e mostra que os investimentos podem trazer lucro e resultados positivos. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

O que é Prazo de Retorno do Investimento (PRI) 

Como usar indicadores financeiros na tomada de decisão


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?