Planejamento estratégico de comunicação é fundamental para o empreendedor posicionar-se e gerar resultados também para a sociedade.

Diante de tantas mudanças sociais e econômicas, o ideal é realizar um bom planejamento de comunicação para os negócios. Cada desafio que surge com as diferentes situações e crises traz, também, oportunidades. Foi assim com a pandemia de covid-19, quando os negócios precisaram migrar e adaptar-se ao ambiente on-line.
Os pequenos negócios precisam estabelecer um plano de comunicação estratégico que gere engajamento tanto com o cliente quanto com os parceiros, fornecedores e colaboradores. Trata-se de criar conexão com o objetivo do negócio.
A comunicação passa a ser uma estratégia para que a empresa consiga avançar e atender ao seu público ou resolver um problema de um segmento. Os principais desafios do empreendedorismo, portanto, estão ligados à gestão da comunicação entre a empresa e seus colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.
Outro desafio é o desenvolvimento da tecnologia e da inovação para o negócio fluir e ter amplitude. Por isso, é preciso estar preparado, conhecer as ferramentas disponíveis e aprender a utilizá-las a favor do seu empreendimento. Estar atualizado sobre as tendências também é fundamental para traçar o melhor direcionamento.
Ser empreendedor significa ser flexível e estar atento à necessidade do momento. É como na história que diz que o trabalho de um gerente é ser um relógio, pontuar e fazer acontecer. O do líder é ser uma bússola para orientar. E o trabalho do empreendedor é ser um canivete suíço. Uma hora, o empreendedor precisa ser uma tesoura, mas em outro momento, ele precisa abrir uma embalagem.
Então, é preciso entender um pouco de direito, de economia, de comunicação e da sua área de atuação. Essa história pode dar a impressão de que o empreendedor deve agir sozinho, mas isso não é verdade. O empreendedor do futuro precisa trabalhar de maneira colaborativa e em rede. Networking é a construção de redes de profissionais, de pessoas e de outros empreendedores que se aglutinam em torno de um interesse comum.
Outro ponto importante é a questão do empreendedorismo social. No caso da construção civil e da arquitetura, a discussão em torno das smart cities ou cidades inteligentes tem sido muito forte. Significa compreender o impacto do que é feito e construído.
O que é ser sustentável? O que é tecnologia útil e necessária? O empreendedor do futuro é aquele que é consciente, que entrega valor para o cliente e para a sociedade, que diminui ou elimina os impactos negativos tanto no meio ambiente quanto na comunidade.
Quando falamos de ações de ESG (Environmental, Social, Governance) também estamos falando de comunicação, que entra na parte da governança das empresas. Como e para quem comunicar? São perguntas estratégicas no mundo corporativo.
O empreendedor e as empresas têm um papel fundamental na sociedade. Além de gerar lucro e retorno para os investidores, você também deve impactar nos seus colaboradores, no meio ambiente e na comunidade.
Texto escrito a partir do podcast do Sebrae em parceria com o Construlmob – Grupo da Construção Civil, do Mercado Imobiliário, da área de Engenharia, Arquitetura e Soluções Construtivas: Episódio 13 Comunicação como ferramenta para engajamento dos negócios
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)