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Mercado e Vendas | MARKETING
Confira 3 gatilhos mentais que podem influenciar o seu cliente

Gatilhos mentais mexem com a emoção, despertam o interesse do cliente e podem agilizar a tomada de decisão.

· 16/11/2022 · Atualizado em 21/12/2022
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O termo gatilhos mentais é muito utilizado por profissionais de marketing digital e de vendas. É um recurso que trabalha com estímulos, criados com base naquilo que é importante para o cliente na hora de realizar uma compra. Assim, estimulando o cérebro do consumidor, é possível influenciar a escolha de compra.

Se alguma vez você já comprou por impulso, é muito provável que isso tenha ocorrido por influência de algum gatilho mental. Esse método também é utilizado em palestras, na produção de conteúdo, entre outros. O objetivo de quem utiliza um gatilho mental é uma ação ou resposta rápida do público.   

Os gatilhos mentais são usados para gerar sensações, lembranças e desejos. O consumidor é influenciado por esses sentimentos na hora de tomar a decisão de compra. Mas, como aplicar os gatilhos na jornada de compra?

É fundamental entender o perfil do seu potencial cliente, como ele pensa e reage a determinados estímulos. Por mais que cada indivíduo seja único, ainda existe um padrão de gatilhos. Veja três gatilhos mentais muito utilizados pelo marketing digital e que você pode aplicar nas suas negociações!

Escassez 

Esse gatilho é utilizado quando o empreendedor está com poucos produtos no estoque, por exemplo. Ele pode avisar o seu cliente que se ele não adquirir os itens, pode perder uma grande oportunidade. Com esse aviso, o consumidor sente-se motivado para realizar a compra o mais rápido possível, pois tem medo dos estoques acabarem. 

Não confunda com o gatilho mental de urgência. Ele está muito próximo do gatilho da escassez. A diferença está no tempo. Você pode ter o produto em estoque, mas você estabelece um tempo para a oferta. Por exemplo, o valor terá 50% de desconto até o fim do mês.

Exclusividade 

Na atual sociedade de consumo, o gatilho da exclusividade é um dos que mais funciona, pois ele pode transformar a compra em uma experiência única para o público. Isso porque o cliente sente-se especial. 

Esse gatilho visa a mostrar que apenas o consumidor possui uma vantagem sobre qualquer outro cliente. Por exemplo, uma linha de produtos exclusivos para compradores com assinatura é uma maneira de passar a sensação de exclusividade.

Benefícios 

É preciso que os clientes vejam os benefícios dos produtos de forma explícita em todas as campanhas de marketing digital. Explicar quais vantagens o seu produto oferece para o cliente, mostrar que ao comprar determinado serviço ou produto, a vida dele pode ficar mais dinâmica e eficaz. Esses são alguns exemplos de como utilizar o gatilho mental dos benefícios.

Esse gatilho está muito relacionado à busca pelo prazer e também à experiência. O consumidor, muitas vezes, pensa nos benefícios que determinada compra pode trazer para ele. Então, a ideia é trazer uma solução, melhorar em algum ponto a vida do seu cliente com determinado produto. 

Falamos de três gatilhos mentais, mas ainda existem muitos outros. Poderíamos falar da prova social, reciprocidade, autoridade, antecipação e tantos outros. O importante é você analisar como o seu potencial cliente se comporta e ir adaptando a estratégia a ele. 

Aproveite os gatilhos mentais nas suas campanhas de marketing digital, promoções e lançamentos. São recursos estratégicos para você conquistar mais clientes e aumentar suas vendas.  

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Saiba como os Gatilhos mentais influenciam na decisão dos clientes.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Gatilhos mentais: dispare essa poderosa arma de persuasão

E aproveite o curso do Sebrae:
Marketing digital: planejar para vender pela Internet


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