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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Confira 5 ações de marketing digital para sua clínica odontológica

Seguindo as orientações do Conselho Federal de Odontologia, é possível aplicar estratégias de marketing digital e conquistar mais clientes para sua clínica.

· 25/07/2022 · Atualizado em 26/07/2022
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Atualmente, a maneira como um profissional se comporta nas redes sociais pode influenciar e até mesmo determinar o resultado do seu empreendimento. Hoje, a maior parte dos clientes de um dentista, ou de qualquer outra área, está na internet. Tanto clínicas quanto profissionais liberais podem aproveitar as estratégias de marketing digital para captar e fidelizar mais clientes. Além disso, essas ações podem:

  • Trazer visibilidade para a clínica.
  • Ser um diferencial competitivo para o profissional.
  • Gerar leads qualificados.
  • Mensurar resultados para traçar novas estratégias. 

Para aplicar as estratégias de marketing digital, os dentistas precisam seguir as determinações da Resolução do CFO 196/2019, do Conselho Federal de Odontologia. Segundo essa norma, é autorizada a divulgação de selfies e de imagens de diagnóstico e resultado final de tratamentos odontológicos, mas é proibida a divulgação de vídeos e imagens mostrando a realização dos procedimentos e a identificação de equipamentos, instrumentos e tecidos biológicos. 

Antes de mais nada, o marketing digital odontológico precisa ter como base um bom planejamento, ou seja, é preciso definir o perfil do paciente e verificar as oportunidades do mercado e os seus diferenciais. Com isso, você consegue estipular a linguagem ou o tom de voz que irá usar nas redes sociais, por exemplo. Também é com essa base que você vai ver onde está o seu paciente e em quais mídias sociais é mais vantajoso investir seus recursos. 

Veja cinco ações que os dentistas podem utilizar para começar a estruturar o marketing digital nas suas clínicas e obter resultados, sem infringir as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia:

1. Crie uma página no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio agora se chama Perfil de Empresa. Essa ferramenta do Google é gratuita e nela você cadastra todas as informações da sua clínica, como endereço, telefone, site e horário de atendimento. Também é possível colocar fotos e a localização no Maps. Assim, quando um internauta fizer uma busca pelas clínicas no bairro, por exemplo, a sua pode aparecer em destaque no Perfil de Empresa, já com a localização no Maps.

Encoraje seus pacientes a deixarem avaliações, que aparecem no seu cadastro e ficam visíveis para outros usuários. Sabe-se que, hoje em dia, a indicação e a referência das avaliações na internet têm um peso forte na hora de contratar um serviço. Então, aproveite essa ferramenta! 

2. Crie sua persona

A persona é o personagem fictício do seu cliente ideal. Entender quem é o seu paciente, quais são seus interesses, dúvidas, faixa etária e outros fatores é essencial para você direcionar suas ações de marketing digital. 

É importante também conhecer a jornada de compra dos seus pacientes. Como eles conheceram sua clínica? Quais são suas expectativas? Como foram recebidos e atendidos? O que eles acharam do seu serviço? Essas perguntas fazem parte do acompanhamento da jornada do seu paciente, desde o momento em que ele conheceu sua clínica até o fim do tratamento. Cada momento exige uma ação de marketing diferente, por isso a importância de se traçar a persona e conhecer sua jornada. 

3. Facilite o contato do paciente

Um atendimento bom e ágil pode ser feito pelo WhatsApp, o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil. Aproveite as ferramentas disponíveis para categorizar ou programar mensagens e, assim, facilitar o contato do seu paciente com a clínica. A demora em responder uma simples dúvida ou uma marcação de consulta faz com que seu cliente busque outro estabelecimento.

4. Produza conteúdo de relevância

Para gerar confiança, autoridade e engajamento, produza conteúdo de qualidade e do interesse do seu paciente em sites, blogs ou perfis nas redes sociais.

5. Invista em Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Nele, você cria e publica anúncios na página de pesquisa e em sites parceiros do Google. Também existem outras plataformas de anúncios para você escolher a que melhor se encaixa com sua clínica. 

Os anúncios geram tráfego pago e trazem um retorno a curto prazo com um investimento acessível, porque você cria seus anúncios de acordo com as características do seu paciente e seus objetivos. Como a plataforma se encarrega de entregar seu anúncio no momento em que as pessoas estão em busca do serviço, essa é uma estratégia direcionada e eficiente. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Marketing digital: ferramentas que você precisa conhecer

E aproveite o curso do Sebrae:

Marketing digital para o empreendedor


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