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Thu Mar 30 18:23:22 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Confira 5 dicas para usar o WhatsApp nas vendas

Melhore suas vendas e aumente o seu alcance com os recursos do WhatsApp.

· Atualizado em 30/03/2023
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O WhatsApp é usado por 90% dos empreendedores capixabas que escolheram as redes sociais para fortalecer suas vendas. Nove a cada dez empreendedores do Espírito Santo, que ingressaram nas vendas on-line, escolheram o WhatsApp como principal ferramenta.

A plataforma divide espaço com o Instagram e o Facebook entre as redes sociais mais usadas. E tem mais: 83% dos entrevistados já aderiram ao Pix para realizar as vendas.

Isso acontece porque os consumidores estão nas redes sociais. Logo, todas as ferramentas, quando bem utilizadas, podem trazer benefícios para o empreendedor. É preciso compreender em quais plataformas estão conectados os clientes, além das funcionalidades de cada uma.

Dessa maneira, é possível definir campanhas e trabalhar de maneira segmentada, alcançando com mais facilidades aquelas pessoas que se converterão em vendas. 

A aceitação maior das vendas on-line iniciou com as necessidades apresentadas a partir da pandemia de covid-19. Os períodos de distanciamento social, associadas às medidas de prevenção e proteção ao coronavírus, transformaram a internet como única alternativa possível para muitos empreendedores.

Segundo a Pesquisa de Impactos da Pandemia nos Pequenos Negócios, apenas 42% dos empreendedores utilizam essas ferramentas antes de 2020. Recentemente, esse número saltou para 69%.

Os empreendedores precisam aprender de forma rápida a utilizar as ferramentas digitais e, com o passar dos meses, entenderam que, além de manterem os clientes, podiam ampliar o seu alcance. A pandemia acelerou o processo e fez muitos empreendedores se capacitarem para atender e vender de forma mais adequada.

Para melhor contribuir no uso da ferramenta, listamos cinco dicas de como aproveitar o WhatsApp e melhorar as vendas. Confira!

1. Opte por listas de transmissão

Mantenha o contato direto com o cliente, mas sempre peça autorização antes de enviar qualquer mensagem.

2. Não exagere no número de mensagens

A melhor opção é enviar conteúdos relevantes ao cliente, que gerem interesse. Se organize com um cronograma de envio de mensagens para não sobrecarregar a caixa de mensagens dos consumidores.

3. Disponibilize o número do WhatsApp

Aproveite para deixar o número do WhatsApp de maneira visível em todas as suas redes sociais, site e loja, física ou virtual.

4. O WhatsApp ajuda na entrega de pedidos e dá suporte ao cliente, passando informações e solucionando dúvidas.

5. Crie uma campanha de vendas exclusivas por WhatsApp 

É uma maneira de consolidar sua relação com o cliente e atrair novos consumidores.

O Whatsapp pode ser estratégico para o seu negócio. Mas, é preciso saber utilizar seus recursos e ser ágil nas respostas. Pesquise e capacite a sua equipe para utilizar o aplicativo a favor do seu atendimento e marketing digital. Não deixe de aproveitar essa ferramenta e de criar uma aproximação e conexão com o seu cliente. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-ES

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