this is an h1

this is an h2

Fri Feb 17 03:05:24 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Confira 5 hacks para produção de conteúdo de empresas

Produzir conteúdo de qualidade e relevante exige planejamento, dedicação e observação dos interesses do seu público-alvo.

· Atualizado em 17/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Produzir conteúdo que engaja o público é um dos principais desafios das empresas. Para criar conteúdos relevantes, antes de mais nada, é preciso focar nas pessoas. Veja algumas dicas práticas de produção de conteúdo que priorizam as pessoas e produzem uma comunicação mais eficiente e criativa com o público. 

São cinco hacks de produção de conteúdo para você captar a atenção do seu público por meio da estratégia digital. Confira!

1º Hack: parar de falar com audiências

Você não deve considerar o seu público de forma geral. Estamos em um mundo marcado pela automatização, sistemas ciberfísicos, internet das coisas e computação na nuvem. 

Os esforços do marketing e da comunicação devem ser orientados para reinserir a humanidade nesses processos. Por isso, para ter uma produção de conteúdo de excelência, é preciso pensar em pessoas, humanizando sua produção.

2° Hack: conhecer com quem se fala

O diálogo com os possíveis clientes só será assertivo e efetivo se soubermos exatamente com quem estamos falando. Ou seja, é necessário saber suas características, seus gostos, seus desgostos e como interagem. 

Perguntar com quem, realmente, se está falando. A comunicação depende de quem está do outro lado, conversando com a marca. Então, é necessário observar, atentamente, quem interage nas redes sociais e quem busca seu negócio. 

3° Hack: tirar o preconceito do vocabulário

Todos os produtores de conteúdo devem refletir sobre seu material antes de postá-lo e até mesmo de criá-lo. Já passou o tempo em que piadas e afirmações preconceituosas ou ofensivas eram aceitáveis. Atualmente, muitos discursos que podem ser considerados comuns para alguns podem ofender outros. 

Por essa razão, antes de manifestar-se, a marca deve pensar se sua fala pode ofender alguém e se é um preconceito. Lembre-se: não diga por escrito o que você não se sentiria confortável em dizer em voz alta para as pessoas.

É importante conhecer o que é ofensivo e melhorar o vocabulário. Para isso, existem alguns manuais de comunicação que trazem esclarecimento sobre terminologias adequadas para certos grupos. 

4° Hack: pensar além do produto vendido

Pense no que a marca pode oferecer além do produto ou do serviço. Entenda como criar valor para os clientes. A curadoria de produção de conteúdo pode contribuir para a vida deles. Reflita: de todo o material que sua empresa produz, quanto dele será esquecido cinco minutos após sua leitura? 

5º Hack: pensar em novas abordagens

Um conteúdo relevante é, sobretudo, aquele que leva a um debate, é o que vai fazer o leitor compartilhar com outras pessoas. Para verificar a relevância, ao gerar conteúdo, é preciso perguntar-se: o que já foi dito sobre o assunto? O que é relevante sobre esse tema? O que sua marca tem a dizer de diferente? Se seu conteúdo não for acrescentar nada de novo, repense sua publicação.

Outra sugestão é criar outras abordagens. Por exemplo, quando for escrever uma frase de impacto, pergunte-se mentalmente se pode gerar alguma dúvida. Inclua uma resposta a essa possível questão no texto, pois ela pode ser a mesma de quem está lendo. 

Com esses cinco hacks, você pode alcançar melhores resultados com o marketing digital, criando conteúdos de qualidade e relevantes para o seu cliente. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: 5 Hacks de produção de conteúdo para empresas

Aproveite os cursos do Sebrae:

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?