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Mercado e Vendas | PROMOÇÃO
Confira algumas dicas para aproveitar a Black Friday

A Black Friday é um evento importante no calendário dos lojistas. É uma oportunidade de aumentar o alcance nas redes sociais e as vendas.

· Atualizado em 16/05/2023
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A Black Friday é um dos principais eventos de vendas, sendo muito aguardado por consumidores e lojistas. É uma oportunidade de o empreendedor aumentar o seu alcance e vendas. Por isso, o Sebrae-RS elaborou a pesquisa Black Friday: oportunidades identificadas nas redes sociais. Confira os principais resultados! 

A Black Friday começou nos Estados Unidos com o objetivo de oferecer grandes descontos e atrair os consumidores para as lojas físicas e on-line. De acordo com a Black Friday Global, o crescimento médio global de vendas no período é 663% maior que a média dos outros dias do ano. No Brasil, essa média chega a 819%, com média de gastos de R$311.

As lojas físicas acabam despertando menos interesse dos consumidores durante a Black Friday. Quase metade dos consumidores dizem buscar promoções exclusivamente on-line. E, para realizar compras, os dispositivos móveis são os mais utilizados. Também é por meio dos smartphones que os usuários acessam com mais frequência as redes sociais, principal forma de divulgação de muitas lojas. 

Quando falamos em publicações nas redes sociais, os posts mais comuns são sobre experiências de compras nos anos anteriores. Os usuários também fazem muitos comentários sobre desejos de compra e esperança de encontrar melhores preços na próxima edição.

O comentário negativo mais recorrente, de acordo com a pesquisa do Sebrae-RS, é sobre os descontos enganosos. Muitas lojas aumentam os preços na véspera da Black Friday para diminuí-lo no dia do evento. Por esse motivo, o termo “Black Fraude” se tornou comum nesse período. 

Dicas para o seu negócio

A pesquisa trouxe alguns insights que podem fazer diferença para o seu negócio. Confira!

  • Faça ações promocionais com apelo à espera dos clientes pela data. Essa é uma maneira de agregar valor ao produto. Muitas pessoas esperam a chegada da Black Friday para comprar produtos cujo preço acompanharam ao longo do ano.
  • Invista na transparência dos preços praticados ao longo do ano e no dia do evento. Demonstre que você está de fato fazendo promoções significativas e que o seu cliente fará um bom negócio.
  • Cuide da segurança do seu site. Facilite o contato dos consumidores com seu negócio e mostre que sua loja está ativa na web.
  • Fortaleça sua presença nas redes sociais, afinal é onde a maioria dos consumidores está presente.

Utilize essas informações e dicas para fazer um bom planejamento das suas campanhas de marketing digital para a Black Friday. Esse é um evento que pode alavancar suas vendas, além de aumentar o seu alcance e engajamento nas redes sociais. Não perca tempo e aproveite a oportunidade! 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-RS:

Black Friday: dicas e oportunidades

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Aproveite a Black Friday para vender mais o ano inteiro

Como evitar fraudes na sua loja durante a Black Friday?

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