Conquistar e fidelizar os pacientes é uma das vantagens de implementar estratégias de marketing digital no setor da saúde.

A saúde é um dos setores mais delicados quando se fala em marketing. Por isso, separamos dicas para os profissionais da área poderem fazer um marketing digital eficiente e dentro das regras do seu conselho ou regimento.
Os conselhos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, e outros possuem restrições no que se refere à propaganda. Além disso, quando um profissional da saúde faz uma propaganda muito agressiva, ele pode acabar perdendo credibilidade perante o público.
É importante lembrar que o serviço de saúde não é um produto. Ele é distinto por lidar com vidas e com a saúde das pessoas. Por isso, nem sempre é possível fazer promoções e ofertas. Além disso, a indicação é estratégica no marketing para a saúde. O que antes era apenas um marketing boca a boca, agora ganha mais força no digital, com avaliações, comentários e viralização de conteúdo.
Agora, é possível difundir conteúdo relevante sobre saúde e ajudar as pessoas a se manterem atualizadas e atentas aos cuidados com a saúde e higiene. Outra vantagem do marketing digital é atrair mais clientes. O marketing tradicional, em jornais, revistas e outdoors, tem um público restrito e custo maior. No marketing digital, é possível aumentar o alcance e aparecer, por exemplo, na pesquisa de uma pessoa que mora fora do seu bairro.
Separamos as principais dicas para você começar a aplicar estratégias de marketing digital na área da saúde, conquistar e fidelizar seus pacientes:
-
Conheça muito bem o seu público
Para criar um relacionamento duradouro com os pacientes, é preciso entender quem são, qual a idade, renda, profissão, formas de pagamentos (se planos de saúde ou particular) e o motivo para eles escolherem a sua empresa. Essas características ajudam a traçar a sua persona paciente, ou seja, o seu cliente ideal. Dessa maneira, será possível criar uma estratégia de marketing digital assertiva e eficiente.
-
Crie um site ou blog
De nada adianta ter um excelente atendimento e serviço se o seu paciente não encontra sua clínica, não é mesmo? Um site ou blog fortalece a sua presença on-line e facilita esse encontro. Você precisa planejar e criar um site de fácil navegação, mas com informações claras e diretas.
-
Use a abuse do marketing de conteúdo
É uma maneira de gerar autoridade e alcançar um número maior de pacientes. Uma alternativa é criar conteúdo educacional com foco na geração de valor para o paciente. Significa produzir textos e vídeos de qualidade e do interesse do público.
-
Diversifique os canais para captação de leads
Utilize e-mail marketing, WhatsApp e seus perfis nas redes sociais. É um trabalho em conjunto entre os diferentes canais. Lembre-se que captar leads pode levar algum tempo, e para que eles se tornem clientes efetivos, precisa existir esforço e estratégia.
Você precisa escolher os canais e mensagens certas para conduzir o seu paciente pelo funil de vendas. Para isso, é preciso estar presente aos canais em que ele está, utilizar a linguagem da mídia social e tratar de assuntos do interesse do seu paciente.
-
Utilize ferramentas de automação
As ferramentas de automação de marketing podem conduzir o cliente no funil de vendas. Após um atendimento, é preciso manter o relacionamento com os seus pacientes para garantir a fidelização. Com a automação, você pode apresentar novos procedimentos, enviar conteúdo sobre boas práticas para a saúde e manter um atendimento de qualidade e disponível.
Por exemplo, uma pessoa recebe uma newsletter digital da sua clínica, enviada por e-mail marketing, e clica no link que leva até o seu site ou blog. Além do conteúdo, o paciente pode se interessar mais por algum procedimento ou atendimento e marcar uma consulta.
-
Siga as regras do seu conselho
Fique atento aos códigos de ética das entidades às quais você está associado. Cada um tem orientações específicas para uso das estratégias e ferramentas de marketing digital. Para ter resultados, o marketing precisa seguir as normas e preceitos éticos da profissão.
Para saber mais, leia o texto a seguir:
Marketing digital: ferramentas que você precisa conhecer
E aproveite o curso do Sebrae:
Marketing digital para o empreendedor
Foi um prazer te ajudar :)