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Tue Nov 08 21:40:39 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Confira as principais dicas de marketing digital para área da saúde

Conquistar e fidelizar os pacientes é uma das vantagens de implementar estratégias de marketing digital no setor da saúde.

· Atualizado em 08/11/2022
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A saúde é um dos setores mais delicados quando se fala em marketing. Por isso, separamos dicas para os profissionais da área poderem fazer um marketing digital eficiente e dentro das regras do seu conselho ou regimento.

Os conselhos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, e outros possuem restrições no que se refere à propaganda. Além disso, quando um profissional da saúde faz uma propaganda muito agressiva, ele pode acabar perdendo credibilidade perante o público. 

É importante lembrar que o serviço de saúde não é um produto. Ele é distinto por lidar com vidas e com a saúde das pessoas. Por isso, nem sempre é possível fazer promoções e ofertas. Além disso, a indicação é estratégica no marketing para a saúde. O que antes era apenas um marketing boca a boca, agora ganha mais força no digital, com avaliações, comentários e viralização de conteúdo. 

Agora, é possível difundir conteúdo relevante sobre saúde e ajudar as pessoas a se manterem atualizadas e atentas aos cuidados com a saúde e higiene. Outra vantagem do marketing digital é atrair mais clientes. O marketing tradicional, em jornais, revistas e outdoors, tem um público restrito e custo maior. No marketing digital, é possível aumentar o alcance e aparecer, por exemplo, na pesquisa de uma pessoa que mora fora do seu bairro. 

Separamos as principais dicas para você começar a aplicar estratégias de marketing digital na área da saúde, conquistar e fidelizar seus pacientes:

  1. Conheça muito bem o seu público

Para criar um relacionamento duradouro com os pacientes, é preciso entender quem são, qual a idade, renda, profissão, formas de pagamentos (se planos de saúde ou particular) e o motivo para eles escolherem a sua empresa. Essas características ajudam a traçar a sua persona paciente, ou seja, o seu cliente ideal. Dessa maneira, será possível criar uma estratégia de marketing digital assertiva e eficiente. 

  1. Crie um site ou blog

De nada adianta ter um excelente atendimento e serviço se o seu paciente não encontra sua clínica, não é mesmo? Um site ou blog fortalece a sua presença on-line e facilita esse encontro. Você precisa planejar e criar um site de fácil navegação, mas com informações claras e diretas. 

  1. Use a abuse do marketing de conteúdo

É uma maneira de gerar autoridade e alcançar um número maior de pacientes. Uma alternativa é criar conteúdo educacional com foco na geração de valor para o paciente. Significa produzir textos e vídeos de qualidade e do interesse do público. 

  1. Diversifique os canais para captação de leads

Utilize e-mail marketing, WhatsApp e seus perfis nas redes sociais. É um trabalho em conjunto entre os diferentes canais. Lembre-se que captar leads pode levar algum tempo, e para que eles se tornem clientes efetivos, precisa existir esforço e estratégia. 

Você precisa escolher os canais e mensagens certas para conduzir o seu paciente pelo funil de vendas. Para isso, é preciso estar presente aos canais em que ele está, utilizar a linguagem da mídia social e tratar de assuntos do interesse do seu paciente. 

  1. Utilize ferramentas de automação

As ferramentas de automação de marketing podem conduzir o cliente no funil de vendas. Após um atendimento, é preciso manter o relacionamento com os seus pacientes para garantir a fidelização. Com a automação, você pode apresentar novos procedimentos, enviar conteúdo sobre boas práticas para a saúde e manter um atendimento de qualidade e disponível. 

Por exemplo, uma pessoa recebe uma newsletter digital da sua clínica, enviada por e-mail marketing, e clica no link que leva até o seu site ou blog. Além do conteúdo, o paciente pode se interessar mais por algum procedimento ou atendimento e marcar uma consulta. 

  1. Siga as regras do seu conselho

Fique atento aos códigos de ética das entidades às quais você está associado. Cada um tem orientações específicas para uso das estratégias e ferramentas de marketing digital. Para ter resultados, o marketing precisa seguir as normas e preceitos éticos da profissão.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Marketing digital: ferramentas que você precisa conhecer

E aproveite o curso do Sebrae:
Marketing digital para o empreendedor


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