this is an h1

this is an h2

Fri Feb 10 01:41:49 BRT 2023
Inovação | MIDIAS ONLINE
Confira dicas para aumentar as vendas on-line por meio das lives

Live commerce é uma estratégia que pode aumentar suas vendas.

· Atualizado em 10/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Desde o início da pandemia de covid-19, a venda pela internet ganhou mais força e tornou-se uma ação fundamental para a sobrevivência de muitas empresas. Uma das principais ferramentas que surgiu nesse período é a live commerce. Em meio ao isolamento social, esse estilo de vendas destacou-se no Brasil como uma forma de aproximar as marcas dos consumidores. 

Live commerce significa comércio ao vivo, ou seja, é a junção das transmissões ao vivo pela internet e a venda dos produtos de uma loja. Esse formato nasceu na China e está revolucionando os hábitos de compra de consumidores do mundo todo. Desde 2017, o live commerce está presente na Ásia e traz resultados de vendas expressivos. 

Vender pela internet e pensar em uma estratégia que diferencie seu negócio da concorrência pode parecer impossível, mas não é bem assim. Implementar algumas mudanças e melhorias pode ajudar sua empresa a ser encontrada pelo público certo, na hora certa. 

A primeira dica é conhecer o seu público e o que ele gostaria de ver na sua live. Talvez, você não consiga acertar na primeira live, mas não desanime, faça quantas vezes for necessário, mas com atenção ao que a audiência está sinalizando nos comentários e nas mensagens. Você pode, também, rever suas lives para ver o que pode ser melhorado. 

Outra dica é manter a frequência. Estabeleça o melhor horário e dia para realização das suas lives. Você pode avisar nas redes sociais e convidar os clientes para participarem. E, não bastar ligar a câmera do celular e transmitir. É preciso planejamento, organização e roteiro. 

Se você vende roupas, por exemplo, separe as roupas que você quer mostrar na sua live e já deixe fácil de serem mostradas. Preencha um checklist de tudo o que você vai precisar na hora da sua live. Pense no cenário, na iluminação e na organização para que a imagem fique clean e agradável para o público. 

Pensando no roteiro, você pode escrever todas as suas falas. Na hora, não precisa ler. O ideal é que você seja espontâneo, converse com o seu cliente. Mas, escreva, pelo menos, os tópicos para que você não esqueça nenhuma informação ao longo da live. Você também pode ensaiar antes de começar a gravação. E tenha uma equipe de apoio para acompanhar os comentários e te auxiliar na hora da live. 

Fechada a venda, faça o pós-venda, deixando um canal disponível para acompanhamento da entrega, para trocas e recebimento de feedbacks. O pós-venda é essencial para passar confiança e fidelizar o seu cliente. 

Uma última dica que parece um pouco óbvia, mas que é bem importante: deixe o celular no silencioso ou no modo não perturbe para não interromper sua transmissão. 

A live commerce é uma estratégia que todo empreendedor pode utilizar. Basta usar criatividade e estar atento ao seu cliente. Observe o comportamento da sua audiência e veja se é interessante realizar lives nas suas redes sociais. Se for, não perca tempo. Estude, prepare-se e faça um bom planejamento. Boas vendas! 

Artigo escrito a partir do podcast Plano de Voo, do Sebrae-RS:

Passo a passo para aumentar as vendas on-line com lives.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Live commerce: como fazer vendas ao vivo pelo Instagram

Live commerce: 4 plataformas para realizar uma live de vendas

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?