Veja como fortalecer a presença on-line da sua empresa e conquistar mais clientes.

Para inserir sua empresa no digital e fortalecer sua presença on-line, comece pelo básico: pense como consumidor. Quando você precisa de alguma informação sobre algum estabelecimento comercial, por exemplo, onde você procura? Provavelmente, você faz uma pesquisa em um desses aplicativos:
Google Maps
Para saber onde fica o local mais próximo que vende um determinado produto, um restaurante ou um serviço. O Maps não é apenas um GPS, mas também um buscador dos usuários.
Google Pesquisa
Todo mundo já teve curiosidade para consultar no Google, não é mesmo? Porém, mais do que isso, todo mundo já pesquisou se "a empresa X é confiável?". Ou seja, ter um site e estar indexado no Google é um caminho natural e básico para estar presente no mundo digital.
Google Meu Negócio
Mais do que colocar sua empresa no mapa, o perfil do Google Meu Negócio cria uma página para o seu negócio, com dados comerciais, como dias e horários de funcionamento, produtos e serviços oferecidos, site e telefone de contato, facilidades de estacionamento e acessibilidade, entre outras.
Mais que uma rede social para fazer amigos, o Instagram serve como meio para que empresas impactem pessoas, distribuam seu conteúdo, formem uma lista de pessoas interessadas e ganhem credibilidade por meio da presença e dedicação.
Se a empresa tem um perfil com postagens há um determinado período, sem reclamações nos comentários e um número aceitável de seguidores, isso passa segurança para novos consumidores.
Mas, como inserir sua empresa nesses aplicativos? Vamos ver algumas opções!
Google Meu Negócio
- Acesse Perfil de Empresa e clique em Começar, agora no canto superior direito.
- Faça login na sua Conta do Google.
- Insira o nome da sua empresa. Observação: também é possível selecionar sua empresa entre as sugestões exibidas à medida que você digita.
- Insira o endereço da sua empresa. Será solicitado que você posicione um marcador no local da sua empresa em um mapa.
- Se você gerencia uma empresa que atende no local do cliente, siga estas etapas adicionais:
- Marque a caixa Entrego produtos e presto serviços para meus clientes. Você também pode marcar a caixa Ocultar meu endereço (não é uma loja). Mostrar somente a região.
- Selecione uma opção de área de entrega.
- Use o campo de pesquisa para selecionar uma categoria de negócios.
- Insira o número de telefone ou o URL do site da sua empresa.
Você também terá a opção de criar um site gratuito com base nas suas informações. Essa é uma oportunidade gratuita para você ter mais um canal de comunicação com o seu cliente.
Meta (Facebook/Instagram)
O gerenciador de negócios do Facebook Ads é uma ferramenta que gerencia todos os ativos digitais da empresa, que pertencem à Meta, como conta de anúncios, página do Facebook e Instagram.
Por isso, o primeiro passo é vincular e unificar todas as suas contas em um só lugar!
- Para criar um gerenciador de negócios, acesse o site: https://business.facebook.com/overview
- Clique em Criar conta, um botão localizado no canto superior direito da tela.
- Digite o Nome da sua empresa e seu e-mail comercial
- Você receberá uma confirmação no e-mail cadastrado. Verifique sua conta através dele.
WhatsApp Business
Criar um perfil para empresa no WhatsApp Business é uma tarefa simples. O aplicativo conta com algumas diferenças em relação à versão tradicional do aplicativo. Nele, é possível criar um perfil com dados de endereço, horário de funcionamento, e-mail e website.
Essas informações são públicas e podem ser visualizadas por qualquer pessoa nos detalhes do contato. Para criar uma conta comercial, não é necessário possuir CNPJ ou pagar taxas.
Confira, no passo a passo a seguir, como criar uma conta e configurar o perfil da sua empresa no WhatsApp Business:
- Instale o WhatsApp Business em seu celular;
- Agora, entre com o DDD e o número de telefone da sua empresa;
- Insira o nome da sua empresa e foto de perfile toque.
Agora você já está com um perfil no Google e um ponto no mapa. Tem uma página no Facebook, um perfil no Instagram e uma conta de anúncios para divulgar seus produtos. E, ainda possui uma conta no WhatsApp Business para dar todas as informações necessárias aos seus clientes, de maneira ágil e personalizada.
Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Como inserir sua empresa no meio digital
Aproveite os cursos do Sebrae:
Marketing digital para sua empresa: primeiros passos
Foi um prazer te ajudar :)