this is an h1

this is an h2

Thu Aug 25 13:08:27 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Conheça 5 mitos sobre inovação

Inovar não é tarefa fácil, pois é preciso quebrar padrões e buscar soluções para fazer a diferença na vida das pessoas.

· Atualizado em 25/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A inovação é o resultado de um processo contínuo de questionamento de padrões e de proposição de melhorias que cria novos produtos e serviços, além de gerar valor para uma organização. Ela é um diferencial e uma necessidade no cenário atual, de mudanças tecnológicas frequentes.

Hoje em dia, as empresas precisam ter uma cultura de inovação para sobreviver e alcançar melhores resultados. De maneira geral, para promover a cultura de inovação, o pequeno negócio precisa:

  • Elaborar um planejamento estratégico.
  • Criar oportunidades para que as ideias sejam encorajadas e discutidas.
  • Estimular o conhecimento sobre inovação em todos os seus processos.

Alguns empreendedores acreditam que inovação significa apenas lançar novos produtos e serviços. Mas ela é mais abrangente e tem relação com os valores, processos e objetivos da empresa.

Abaixo estão alguns exemplos de mitos sobre inovação:

  1. Inovação é sobre tecnologia

A tecnologia é uma das ferramentas para a promoção da inovação, mas existem outras maneiras de inovar nos processos de uma empresa. Muitos empreendedores, porém, ainda acreditam que inovar requer adquirir novos equipamentos, investir em tecnologias e trabalhar on-line. Como a inovação tem relação com a cultura, ela amplia a discussão e a tecnologia passa a ser um de seus muitos recursos. 

  1. Criatividade é o mesmo que inovação

Embora a criatividade seja uma capacidade humana que ajuda na inovação, esta diz respeito à ação, ou seja, à busca e à aplicação de novas soluções. Lembre-se de que criatividade e inovação caminham juntas, mas não são sinônimos. 

Uma empresa com colaboradores criativos não é necessariamente inovadora. A criatividade é um combustível para a geração de ideias e pode conduzir à inovação, mas ela sozinha não traz resultados.

  1. Toda invenção é uma inovação

“Ah, eu tive uma boa ideia! Com muito suor, consegui desenvolver um novo produto e já tenho até patente concedida. Agora tenho uma inovação?” Infelizmente, não, ainda. Para ser uma inovação, é preciso que a invenção seja útil, solucione um problema de uma maneira diferente e seja aceita pelo mercado. Se o seu novo produto não entregar valor ao usuário e não gerar resultados para a empresa, ele ficará restrito à definição de invenção. Só é considerada inovação a ideia que for implementada com sucesso. 

  1. Ter boas ideias é suficiente para inovar

Ter boas ideias não é suficiente, pois elas se perdem se não são aplicáveis ou se não fazem sentido para o seu negócio e para o seu cliente. Não se esqueça de que o foco da inovação está na ação que gera resultados. É, portanto, uma boa ideia aplicada e que gera valor  na vida das pessoas, proporcionando ganhos para a organização. 

  1. Inovação é para grandes empresas

Muitas startups empenham-se em inovar e são o maior exemplo de que, para isso, não é preciso ser grande, mas ter disposição para criar e incentivar uma cultura de inovação. 

Percebe-se que inovar é uma decisão estratégica e competitiva de empresas que entendem o cenário e que querem se adaptar a transformações, alcançando resultados positivos. 

O pequeno negócio tem grandes chances de criar uma cultura de inovação. Isso porque possui uma estrutura mais enxuta e pode ter mais flexibilidade diante das mudanças. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Dicas para quem pensa em inovar

E aproveite os cursos do Sebrae:

Inovação 

Inovação e possibilidades de crescimento


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?