this is an h1

this is an h2

Mon Jan 23 11:57:24 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Conheça a produção de cacau sustentável em Rondônia

Com o apoio do Sebrae, região se destaca no mercado nacional com a qualidade do fruto.

· 18/01/2023 · Atualizado em 23/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Cacau é uma das frutas mais consumidas no mundo e uma das mais importantes na economia de Rondônia. O estado, segundo a Secretaria de Agricultura, produziu mais de sete mil toneladas entre 2015 e 2019. Os números o tornam o segundo maior produtor de cacau da Região Norte e o terceiro do Brasil, perdendo apenas para a Bahia e o Pará. De acordo com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC, existem 12 mil produtores ativos e mais de 3,5 milhões de pés de cacau clonal plantados na região.  

Por isso, o Sebrae Rondônia, em conjunto com diversos parceiros, desenvolveu o Projeto Cacau Sustentável de Rondônia. A iniciativa tem como objetivo fornecer aos produtores locais ferramentas de gestão de propriedade rural, práticas sustentáveis de manejo, além da introdução de inovação e tecnologia na cadeia produtiva. 

O Sebrae também incentiva o cooperativismo dos agricultores do cacau rondoniense, pois ele permite acesso a novos mercados, alavancar as vendas e desenvolver um modelo de negócio sustentável e de sucesso.  

Cacau de qualidade 

O tipo produzido na região é o cacau clonal, que é geneticamente modificado para produzir mais e em menos tempo. Em razão disso, o fruto colhido em Rondônia destaca-se pela durabilidade e resistência a altas temperaturas. O resultado já começa a dar bons frutos: pela primeira vez, um produtor de Buritis ficou em 3º lugar no III Concurso Nacional de Qualidade do Cacau.

As cidades de Jaru, Nova União, Buritis, Ariquemes e Ouro Preto do Oeste destacam-se na produção local do cacau, que movimenta uma média de R$ 70 milhões anualmente.

Empreendedorismo 

Com o apoio do Sebrae e parceiros, os produtores locais de cacau também são estimulados a pensar a sua produção para além do chocolate, atingindo outros mercados, como cosméticos e medicamentos. 

O Projeto Cacau Sustentável de Rondônia também atua para que a região receba a Indicação Geográfica, o selo de qualidade que traz o reconhecimento do mercado quanto à qualidade do cacau, agregando ainda mais valor ao produto. 

Gostou desse conteúdo? Confira mais abaixo.

  

Artigo: Cacau

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora