A gestão das redes sociais envolve planejamento, estratégias e ferramentas de marketing digital.

As redes sociais devem ser gerenciadas com algumas boas práticas essenciais. Afinal, não basta apenas postar regularmente, embora isso seja muito importante. Para as ações serem efetivas, é preciso adotar algumas medidas. Listamos práticas essenciais que você deve considerar na gestão nas suas redes sociais.
Criação de uma persona
O primeiro passo é a criação da persona. Muitos empresários costumam confundir com o público-alvo. Entretanto, são atores diferentes. Quando se fala em público-alvo, estamos tratando da definição de um grupo geral de indivíduos.
Um exemplo de público-alvo seria: homem, 20 anos, estudante universitário, mora com os pais, entre outras informações. O público-alvo ainda pode conter alguns dados sobre o seu comportamento, hábitos e costumes.
Por outro lado, a persona é específica e direcionada. Tem como objetivo criar um personagem fictício para representar o seu cliente ideal. Quando se trata de gestão de redes sociais, essa definição é indispensável.
A criação da persona é baseada em dados que podem ser extraídos em pesquisas de mercado ou, até mesmo, algumas ferramentas analíticas fornecidas por plataformas sociais.
Por exemplo, o Facebook tem uma funcionalidade para identificar características mais profundas do seu público-alvo, o que favorece a criação de uma persona.
A persona deve ser descrita como uma pessoa, de fato. Por exemplo: Fernando, 20 anos, estudante de biologia, utiliza redes sociais (principalmente o Instagram), gosta de ler sites de notícias, pesquisa por videogames, séries, filmes e carreira. Seu sonho mais forte é se formar e ir trabalhar em outro país.
Como você pôde perceber, essa breve descrição é capaz de fornecer informações cruciais para uma comunicação mais direta com essas pessoas. No caso do nosso personagem Fernando, é possível criar conteúdos que têm relação direta com os assuntos que ele tem mais interesse.
Além disso, essa é uma forma mais simples de saber qual será o seu canal de aquisição de leads. Ao identificar as características da sua persona, você também encontra a rede social que ela mais utiliza.
O mais importante é que você saiba identificar como as soluções da sua empresa podem suprir as necessidades da sua persona.
Produção de conteúdo relevante
Um perfil que tem somente promoções ou o compartilhamento de notícias não tem relevância perante seus seguidores. Seu engajamento será pequeno e o resultado em vendas pode ser insignificante.
O que você precisa publicar, além de promoções, são conteúdos que efetivamente agreguem valor aos seus seguidores e gerem autoridade para sua empresa.
Por exemplo, se você comercializa produtos de alimentação saudável, pode postar conteúdos sobre como eles beneficiam a saúde. Ao final da publicação, é importante indicar que a sua empresa tem esses alimentos à disposição. Assim, você cria um conteúdo relevante para o seu consumidor e desperta nele o desejo pelo produto.
Outra dica interessante é criar conteúdos que vão além de uma simples postagem. São peças um pouco mais aprofundadas que podem ser distribuídas em formato de e-books, webinários ou lives.
Por exemplo, você pode realizar uma live para falar sobre os benefícios de um item em específico. Assim, você posiciona a sua empresa como autoridade no assunto, além de criar um grande engajamento com seus seguidores.
Captura de leads
Você já sabe que o que faz a gestão de redes sociais ser tão importante é a possibilidade de gerar leads. Entretanto, como fazer isso dentro dessas plataformas? Confira um passo a passo simples!
Crie personas: Não há como imaginar uma estratégia de obtenção e captura de leads sem a definição das características mais marcantes das pessoas que você pretende atingir com sua comunicação.
Publique materiais ricos: Utilize os seus materiais ricos para postar em suas redes sociais, como e-books. Cada publicação deve ter um link para a captura de seus leads.
Promova a cocriação: Deixe suas redes sociais mais interativas, transformando suas postagens em um processo de cocriação. Você pode, por exemplo, lançar um concurso de melhor imagem ou comentário.
Desenvolva páginas de captura de dados: É interessante capturar outras informações para ampliar o contato com seu cliente e proteger a sua base de dados. Afinal, você não tem nenhuma garantia de que as redes sociais sempre existiram ou que não mudarão suas políticas de uso. Isso pode ser feito oferecendo um conteúdo exclusivo ou convidando o seguidor a fazer parte de um grupo de WhatsApp ou Telegram, por exemplo.
Divulgue sua marca: Uma maneira simples e eficiente é inserir sua logomarca em todo o tipo de publicação. Todas as fotos, textos ou materiais ricos que foram publicados precisam mostrar sua logo. Entretanto, tenha o cuidado para que essa exposição seja o mais sutil possível, para não criar o efeito contrário, ou seja, colocar a sua marca como algo que incomode os clientes.
Também é possível fazer campanhas de marketing em suas redes sociais. A forma mais comum é a veiculação de anúncios ou postagens patrocinadas nas próprias plataformas de algumas mídias, como Facebook e Instagram.
Mensure os resultados: Quando se fala em mídias sociais, é essencial ter em mãos ferramentas capazes de mensurar resultados obtidos. Nesse sentido, você precisa definir indicadores-chave para determinados períodos e ações. Quando você não tem dados sobre o que aconteceu, fica complicado planejar novas estratégias.
Muitos empresários desistem de gerenciar suas redes sociais por terem tido uma experiência ruim nesse ambiente. Mas poucos conseguem perceber que o motivo principal do insucesso pode ser a falta de mensuração de dados. É comum que algumas pessoas errem na hora de definir suas estratégias nas redes sociais.
Assim como o empresário precisa de informações gerenciais sobre o seu próprio negócio, os dados para mensurar resultados nas redes sociais têm certa igualdade no grau de importância para uma empresa.
Além disso, se você pretende utilizar as redes sociais, é preciso testar estratégias constantemente. E fazer testes sem dados e informações é como andar em uma trilha cheia de obstáculos com os olhos vendados.
Artigo escrito a partir do e-book do Sebrae-PE Tudo que você precisa saber sobre gestão de redes sociais
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Ferramentas para facilitar a gestão das redes sociais da sua empresa
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Você deseja impulsionar as vendas do seu negócio online? No mercado atual, as estratégias de vendas online são essenciais para alcançar o sucesso. As oportunidades digitais são vastas e podem trazer resultados expressivos para microempreendedores e pequenos empresários. Neste artigo, exploraremos as principais estratégias de vendas online, fornecendo dicas práticas para turbinar seu negócio na internet. Porque vender online? O comércio eletrônico tornou-se um dos canais de vendas mais lucrativos nos dias de hoje. Com o avanço da tecnologia e o aumento do acesso à internet, vender online oferece inúmeras vantagens para o seu negócio, como: 1. Alcance global: A possibilidade de ampliar a sua base de clientes no mundo inteiro e a inserção do seu produto em novos mercados. 2. Baixos custos operacionais: Menos gastos com aluguel de espaço físico e funcionários. 3. Facilidade de gerenciamento: Ferramentas online e aplicativos simplificam o controle do estoque e das vendas. 4. Maior personalização e relacionamento: A capacidade de personalizar a experiência do cliente e aumentar a satisfação pós compra, através de um atendimento rápido e eficiente. Aproveite o potencial do mercado digital e comece a turbinar suas vendas online agora.
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Empresários adotam medidas para evitar o coronavírus
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November, 2023
Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
October, 2023
O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados