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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Conheça as melhores práticas da gestão de redes sociais

A gestão das redes sociais envolve planejamento, estratégias e ferramentas de marketing digital.

· 15/02/2023 · Atualizado em 30/03/2023
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As redes sociais devem ser gerenciadas com algumas boas práticas essenciais. Afinal, não basta apenas postar regularmente, embora isso seja muito importante. Para as ações serem efetivas, é preciso adotar algumas medidas. Listamos práticas essenciais que você deve considerar na gestão nas suas redes sociais.

Criação de uma persona

O primeiro passo é a criação da persona. Muitos empresários costumam confundir com o público-alvo. Entretanto, são atores diferentes. Quando se fala em público-alvo, estamos tratando da definição de um grupo geral de indivíduos.

Um exemplo de público-alvo seria: homem, 20 anos, estudante universitário, mora com os pais, entre outras informações. O público-alvo ainda pode conter alguns dados sobre o seu comportamento, hábitos e costumes. 

Por outro lado, a persona é específica e direcionada. Tem como objetivo criar um personagem fictício para representar o seu cliente ideal. Quando se trata de gestão de redes sociais, essa definição é indispensável. 

A criação da persona é baseada em dados que podem ser extraídos em pesquisas de mercado ou, até mesmo, algumas ferramentas analíticas fornecidas por plataformas sociais.

Por exemplo, o Facebook tem uma funcionalidade para identificar características mais profundas do seu público-alvo, o que favorece a criação de uma persona.

A persona deve ser descrita como uma pessoa, de fato. Por exemplo: Fernando, 20 anos, estudante de biologia, utiliza redes sociais (principalmente o Instagram), gosta de ler sites de notícias, pesquisa por videogames, séries, filmes e carreira. Seu sonho mais forte é se formar e ir trabalhar em outro país. 

Como você pôde perceber, essa breve descrição é capaz de fornecer informações cruciais para uma comunicação mais direta com essas pessoas. No caso do nosso personagem Fernando, é possível criar conteúdos que têm relação direta com os assuntos que ele tem mais interesse.

Além disso, essa é uma forma mais simples de saber qual será o seu canal de aquisição de leads. Ao identificar as características da sua persona, você também encontra a rede social que ela mais utiliza.

O mais importante é que você saiba identificar como as soluções da sua empresa podem suprir as necessidades da sua persona. 

Produção de conteúdo relevante 

Um perfil que tem somente promoções ou o compartilhamento de notícias não tem relevância perante seus seguidores. Seu engajamento será pequeno e o resultado em vendas pode ser insignificante.

O que você precisa publicar, além de promoções, são conteúdos que efetivamente agreguem valor aos seus seguidores e gerem autoridade para sua empresa. 

Por exemplo, se você comercializa produtos de alimentação saudável, pode postar conteúdos sobre como eles beneficiam a saúde. Ao final da publicação, é importante indicar que a sua empresa tem esses alimentos à disposição. Assim, você cria um conteúdo relevante para o seu consumidor e desperta nele o desejo pelo produto.

Outra dica interessante é criar conteúdos que vão além de uma simples postagem. São peças um pouco mais aprofundadas que podem ser distribuídas em formato de e-books, webinários ou lives.

Por exemplo, você pode realizar uma live para falar sobre os benefícios de um item em específico. Assim, você posiciona a sua empresa como autoridade no assunto, além de criar um grande engajamento com seus seguidores.

Captura de leads

Você já sabe que o que faz a gestão de redes sociais ser tão importante é a possibilidade de gerar leads. Entretanto, como fazer isso dentro dessas plataformas? Confira um passo a passo simples! 

Crie personas: Não há como imaginar uma estratégia de obtenção e captura de leads sem a definição das características mais marcantes das pessoas que você pretende atingir com sua comunicação. 

Publique materiais ricos: Utilize os seus materiais ricos para postar em suas redes sociais, como e-books. Cada publicação deve ter um link para a captura de seus leads.

Promova a cocriação: Deixe suas redes sociais mais interativas, transformando suas postagens em um processo de cocriação. Você pode, por exemplo, lançar um concurso de melhor imagem ou comentário. 

Desenvolva páginas de captura de dados: É interessante capturar outras informações para ampliar o contato com seu cliente e proteger a sua base de dados. Afinal, você não tem nenhuma garantia de que as redes sociais sempre existiram ou que não mudarão suas políticas de uso. Isso pode ser feito oferecendo um conteúdo exclusivo ou convidando o seguidor a fazer parte de um grupo de WhatsApp ou Telegram, por exemplo.

Divulgue sua marca: Uma maneira simples e eficiente é inserir sua logomarca em todo o tipo de publicação. Todas as fotos, textos ou materiais ricos que foram publicados precisam mostrar sua logo. Entretanto, tenha o cuidado para que essa exposição seja o mais sutil possível, para não criar o efeito contrário, ou seja, colocar a sua marca como algo que incomode os clientes.

Também é possível fazer campanhas de marketing em suas redes sociais. A forma mais comum é a veiculação de anúncios ou postagens patrocinadas nas próprias plataformas de algumas mídias, como Facebook e Instagram. 

Mensure os resultados: Quando se fala em mídias sociais, é essencial ter em mãos ferramentas capazes de mensurar resultados obtidos. Nesse sentido, você precisa definir indicadores-chave para determinados períodos e ações. Quando você não tem dados sobre o que aconteceu, fica complicado planejar novas estratégias. 

Muitos empresários desistem de gerenciar suas redes sociais por terem tido uma experiência ruim nesse ambiente. Mas poucos conseguem perceber que o motivo principal do insucesso pode ser a falta de mensuração de dados. É comum que algumas pessoas errem na hora de definir suas estratégias nas redes sociais.

Assim como o empresário precisa de informações gerenciais sobre o seu próprio negócio, os dados para mensurar resultados nas redes sociais têm certa igualdade no grau de importância para uma empresa.

Além disso, se você pretende utilizar as redes sociais, é preciso testar estratégias constantemente. E fazer testes sem dados e informações é como andar em uma trilha cheia de obstáculos com os olhos vendados.

Artigo escrito a partir do e-book do Sebrae-PE Tudo que você precisa saber sobre gestão de redes sociais

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Ferramentas para facilitar a gestão das redes sociais da sua empresa

Dicas de ferramentas para as redes sociais da sua empresa

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