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Sat May 13 01:43:24 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Conheça as principais dicas para você começar a vender on-line

Quer aprender as melhores dicas para começar a vender on-line?

· Atualizado em 13/05/2023
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Separamos alguns insights do canal Nuvem Shop sobre quais são as estratégias para você iniciar suas vendas on-line. 

O boom das vendas on-line tem sido um dos maiores fenômenos dos últimos anos, e cada vez mais pessoas têm apostado nesse ramo para empreender. Com a pandemia, a tendência de consumir pela internet se consolidou ainda mais, e os números de vendas on-line não param de crescer. Apostar nesse ramo pode ser interessante por diversos motivos, como a facilidade de acesso ao mercado e aos clientes, a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e a flexibilidade de horários. Além disso, as plataformas de e-commerce estão cada vez mais acessíveis e oferecem diversas ferramentas para ajudar no gerenciamento das vendas, o que pode tornar o processo mais simples e eficiente.

Se você quer começar a vender on-line, é importante entender que esse é um mercado em constante evolução e que requer dedicação e planejamento para alcançar o sucesso. Vender on-line pode trazer muitos benefícios, como a possibilidade de alcançar um público mais amplo e reduzir os custos de operação, mas é preciso estar preparado para enfrentar os desafios desse mercado competitivo e em constante transformação. Então, para evitar que você  cometa erros que podem prejudicar o seu negócio a longo prazo, é importante seguir alguns passos básicos. Quer saber as principais dicas para começar o seu negócio on-line? Confira. 

Você precisa definir o seu nicho de mercado e seu público-alvo. Não tem como começar um negócio sem saber o que você vai vender e para quem você vai vender. Conhecer o seu nicho de mercado vai te ajudar a entender como as lojas do setor faturam, quais são as estratégias de venda, quais produtos são mais populares e outras coisas que vão te ajudar na hora de colocar os seus itens à venda. E conhecer o seu público-alvo é o que vai guiar toda a sua estratégia de marketing e vendas. Somente sabendo quem é sua audiência é que você vai poder encontrá-la no ambiente on-line e oferecer seus produtos ou serviços. E pode ter certeza que toda vez que você sentar para planejar qualquer coisa sobre o seu negócio, o seu público-alvo vai ser um dos principais temas. Não tem como evitar pular esse passo. 

Outra coisa muito importante que você deve fazer antes de começar a vender on-line, é um planejamento financeiro. Isso vai te ajudar a definir exatamente quais serão seus gastos a longo prazo e a proteger o seu dinheiro, principalmente para quem está começando. Esse controle é fundamental. Depois que você já tiver se organizado, você vai para a próxima etapa, que é criar uma marca única na internet. Sempre terão outras pessoas vendendo o mesmo produto que você, ou pelo menos algo muito parecido. O desafio aqui é se destacar, é criar uma marca com personalidade, um branding bem construído. Pense em um nome que seja objetivo e fácil de memorizar e claro, que se conecte com a proposta da sua loja. É muito legal também ter uma identidade visual própria, uma paleta de cores bem definida, imagens que harmonizam entre si etc. Toda essa parte de marca, mesmo no e-commerce, conta muito. Então, ter uma loja que cause impacto visual positivo nos primeiros segundos pode render muitos pontos para o seu negócio. Bom, vamos agora para uma parte mais estratégica: escolha dos canais de venda. E você sabe qual é o fator principal para essa escolha? Ele mesmo, o público-alvo! Sabendo onde o seu público costuma comprar, fica mais fácil levar os seus produtos para esse espaço. Então, se você sabe que a sua audiência compra bastante no Instagram, esse deve ser o seu canal de vendas. Se eles também comprarem em marketplace, como a Amazon e o Mercado Livre, vale estudar a possibilidadede levar os seus produtos para esses canais também. A ideia aqui é facilitar essa conexão entre sua marca e o consumidor, levando os seus produtos para os lugares onde o seu público está. 

E, claro, que você precisa ter uma loja virtual. É com ela que você vai poder posicionar sua marca no mercado. Além disso, um site de vendas profissional também transmite muito mais credibilidade e profissionalismo, e ainda permite que você explore sua identidade visual, usando suas cores e logo. Na sua loja virtual própria, você vai poder criar todo o seu layout, pensando na identidade que você quer para sua marca, diferentemente da opção dos marketplaces, que não permitem essa personalização. 

A próxima dica, é escolher uma excelente plataforma de e-commerce. A plataforma de e-commerce é um sistema que vai permitir que você crie o seu próprio site de vendas. E você vai conseguir ter acesso a tudo que você precisa para vender on-line, centralizado ali, em um único ambiente. Lembre-se que oferecer só uma opção de canal de vendas pode desanimar o consumidor e levá-lo a abandonar o carrinho de compras.

Outra coisa que você deve fazer antes de começar a vender on-line é criar um fluxo logístico, ou seja, organizar como os seus produtos serão enviados. Você mesmo vai postar nos Correios, vai contratar uma transportadora ou fazer contrato diretamente com os Correios? Você vai ter um estoque próprio de produtos ou vai trabalhar por demanda? Todas essas perguntas precisam ser respondidas por você na hora de criar o seu negócio. Então, antes de começar a vender, organize seu estoque, defina muito bem o seu fluxo logístico e crie processos. Nessas situações, é mais seguro trabalhar de forma sistemática. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso Marketing digital: planejar para vender pela internet

Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio.  

Curso Estratégias de vendas para comércio eletrônico 

Essas foram algumas estratégias e dicas para você começar o seu negócio on-line agora mesmo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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