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Inovação | STARTUP
Conheça as principais métricas para startups

Quantificar o valor de diversos aspectos do negócio pode ser o diferencial de sucesso para novas empresas.

· 07/11/2015 · Atualizado em 18/05/2023
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A aferição de métricas é fundamental para qualquer tipo de negócio, pois elas revelam se as estratégias adotadas estão sendo eficazes para alcançar o objetivo do negócio.

No caso das startups, estes indicadores se tornam ainda mais importantes, porque empresas nascentes não podem arriscar desperdiçar recursos com iniciativas insatisfatórias.

As métricas ajudam a startup a acompanhar seu desempenho, avaliar o progresso e traçar estratégias de crescimento. Elas fornecem uma medida objetiva de um negócio e permitem que as startups saibam quais áreas precisam de melhorias.

Outra importante utilidade das métricas é que elas servem como indicadores para que o empreendedor demonstre a viabilidade do negócio para possíveis parceiros e potenciais investidores.

Buscar formas de burlar as métricas para apresentar resultados melhores é um erro crítico no desenvolvimento de uma startup, que, provavelmente, não terá sustentabilidade.

Monitoramento

No processo de construção de uma startup de sucesso, as suposições são inimigas do empreendedor. Com as métricas, fica mais fácil saber se a proposta da empresa é realmente boa ou se talvez seja o caso de tentar novas ideias.

Um monitoramento bem definido possibilita que as decisões estejam baseadas em dados e assim a startup terá melhores condições de analisar em que direção deve seguir. É possível, por exemplo, saber se ela é escalável, ou seja, se tem capacidade de aumentar seu faturamento sem, proporcionalmente, elevar seus custos.

Além de contribuírem durante a etapa de concepção, as métricas também são instrumentais para identificar quais as causas de possíveis enfraquecimentos ou crises depois de estabelecido o negócio. Entre outras informações, ajudam também a identificar quais as funcionalidades e os clientes mais rentáveis.

Principais métricas

É importante utilizar as métricas que realmente interessam para cada startup, de acordo com os caminhos que o empreendedor quer tomar.

Confira a seguir as mais importantes para esse tipo de empresa, conforme aponta o especialista do Sebrae, Marcio Marques Brito:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC) – Seu cálculo é feito através da soma de todos os custos com vendas, despesas gerais e ações de marketing, de um determinado período, divididos pelo número de clientes conquistados naquele mesmo espaço de tempo. Um CAC elevado significa que a startup está gastando muito para obter novos consumidores. A indicação, nesses casos, é repensar as estratégias de marketing.
  • Lifetime Value (LTV) – O Valor do Tempo de Vida, ou LTV, como é conhecida a sigla em inglês, permite identificar quais perfis de clientes são mais rentáveis. Esse indicador aponta quanto a empresa, em um certo intervalo de tempo, ganha com um consumidor. O cálculo é feito comparando o quanto é gasto para adquirir um usuário e a receita que ele gera enquanto está ativo na base. Para cobrir os custos da empresa e de aquisição, o LTV deve ser, pelo menos o triplo do CAC.
  • Escala – O negócio escalável é aquele capaz de ampliar seu faturamento sem a elevação proporcional dos custos. Essa medida é feita aferindo o crescimento das receitas em relação ao aumento das despesas. Para garantir lucratividade, é necessário que a receita seja significativamente maior do que as despesas, o que permitiria a comercialização daquele serviço ou produto em larga escala.
  • Monthly Recurring Revenue (MRR) – Essa métrica trata da receita recorrente mensal, indicando qual o faturamento da empresa com clientes fixos. É voltada para negócios que comercializam serviços que são pagos por meio de planos ou assinaturas mensais. O cálculo é feito com o levantamento de todos os contratos ativos no mês em questão. Chega-se ao resultado pela soma das mensalidades, excluindo da conta possíveis taxas extras ou de adesão e eventuais descontos.
  • Churn Rate – O Churn Rate é o índice de cancelamento, um indicador que ajuda a calcular quantos consumidores deixaram a base, dentro determinado espaço temporal. Com uso dessa métrica, é possível identificar se há necessidade de desenvolvimento de ações especiais para reter os clientes ou se a saída deles está dentro do normal. Calcula-se essa taxa pela divisão do número de consumidores que cancelaram o serviço pelo total que permanece ativo.

É importante ter em mente que as métricas precisam ser controláveis e acionáveis. Analisar métricas sem ações isoladamente não faz sentido para o negócio. As métricas devem sempre servir fundamentar decisões no negócio. 

Antes de criar e preencher planilhas de números e fórmulas para montar um dashboard cheio de gráficos é preciso entender quais métricas são realmente necessárias para o seu modelo de negócio.

Saiba mais

Leia o artigo Gestão por indicadores: como as métricas podem alavancar o seu negócio e saiba mais.

Conheça também nosso curso online e gratuito Indicadores para seu negócio

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