Adotar critérios de avaliação de risco dos clientes e uma gestão eficiente da cobrança são medidas que reduzem riscos e perdas com inadimplência.

Toda empresa de sucesso precisa vender e estabelecer metas de vendas que devem ser alcançadas para manter um ritmo de crescimento sustentável e que gere lucros. Porém, não adianta vender muito se você não receber os pagamentos dos clientes. A inadimplência traz riscos para o seu negócio, por isso, as vendas precisam ser executadas com inteligência, clareza das ações e cautela, principalmente no momento da concessão de crédito.
A inadimplência é um processo que toda empresa pode sofrer. O Brasil registrou recorde de inadimplência em outubro de 2022, com 69, 1 milhões de endividados. É a maior cifra da série histórica do Serasa, iniciada em 2016.
Para minimizar os riscos, é necessário atuar na origem do problema, adotando critérios de avaliação de risco do cliente antes de fechar a venda, assim como o investimento em sistemas de gestão eficiente da cobrança.
Gestão de cobrança reduz riscos
Fazer uma análise criteriosa da gestão de risco, conforme mencionado, auxilia consideravelmente na diminuição dos riscos da inadimplência, pois funciona como um filtro para identificar os clientes maus pagadores.
Mas, as ações de combate à inadimplência não podem parar por aí. É preciso, também, definir preços de venda realistas e adotar sistemas de gestão de cobrança para aumentar a segurança e trazer agilidade ao seu negócio.
O processo de gestão de cobrança se inicia quando o cliente adquire um produto ou serviço e termina com o pagamento total da dívida, dentro ou fora do prazo de vencimento. O principal objetivo é diminuir a taxa de inadimplência dos clientes.
O Enterprise Resource Planning (ERP), por exemplo, é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa, permitindo centralizar, em um único canal, o registro dos clientes, o histórico e a gestão das cobranças. Clique aqui e conheça os ERPs indicados pelos Sebrae.
Um bom sistema de gestão de cobranças permite categorizar os clientes, criando mensagens diferenciadas para cada grupo e de acordo com a situação. É possível, por exemplo, criar alertas para lembrá-los das datas de pagamento e avisar sobre dívidas em atraso. Uma gestão de cobrança automatizada permite um controle adequado e frequente do fluxo de caixa, dos prazos de pagamentos e recebimentos, contribuindo para minimizar a inadimplência.
Tanto a análise de gestão de risco como o processo de automação de gestão de cobrança, quando feitas adequadamente, ajudam no combate a problemas da inadimplência e facilitam o acesso aos dados, colaborando para a geração de relatórios confiáveis. Siga nossas dicas e use a tecnologia e as soluções digitais a seu favor e tenha boas vendas! Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!
Foi um prazer te ajudar :)