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Tue Apr 18 19:10:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | EMPRESA
Conheça o conceito de círculo dourado ou Golden Circle

Uma empresa com propósito consegue se diferenciar da concorrência e ter sucesso no mercado.

· Atualizado em 18/04/2023
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Em geral, acredita-se que fabricar um produto de qualidade seja suficiente para uma empresa ter sucesso no mercado. Mas a realidade é bem mais complicada.

Como explicar que algumas empresas sejam bem-sucedidas enquanto outras, com as mesmas condições, fracassam? Uma das explicações está no conceito “círculo dourado”, e é sobre isso que vamos tratar neste artigo.

O case Apple e o círculo dourado

A Apple revolucionou o mercado com o iPhone e com o iPod, embora houvesse outras empresas tão qualificadas quanto ela, inclusive com mais recursos. Então por que essas empresas não tiveram o sucesso alcançado pela Apple?

A resposta é simples: a Apple se comunicou com o público de uma maneira diferenciada, saindo do senso comum das demais empresas.

Analisando esse fenômeno, o palestrante motivacional britânico Simon Sinek no livro Starts With Why (traduzido no Brasil como Por quê? – Como grandes líderes inspiram ação) formulou o conceito de Golden Circle (círculo dourado).

Desde então, muitos publicitários e profissionais de marketing têm utilizado a metodologia desse autor. 

Para Sinek, todas as pessoas sabem bem o que elas fazem; algumas pessoas e empresas sabem como fazem, mas apenas uma minoria sabe realmente o porquê do que fazem. Para o autor, as empresas que alcançam o sucesso são aquelas que conhecem bem esse porquê.

Partindo dessa constatação, ele elaborou o conceito de círculo dourado, que é formado por uma imagem semelhante a um alvo de um jogo de dardo. No centro, está a camada “Por que”; na camada intermediária está o “Como” e na terceira camada aparece o “O que”.

O porquê ou o propósito de uma empresa é o motivo pelo qual ela faz o que faz. É o que dá sentido ao negócio, aquele sentimento ou vontade que serviu de base para o surgimento da organização, como o “Em tudo o que fazemos nós acreditamos desafiar o status quo” da Apple.

Desse modo, a teoria do círculo dourado postula que as empresas e os líderes precisam pensar, agir e se comunicar de dentro para fora desse círculo. Ou seja, começar pelo “Por Que”, depois o “Como” e, por fim “O que”.

Resumindo:

  • POR QUE – é entender o que se deseja criar e qual seria o propósito e essência disso. Em outras palavras, qual seria a principal razão, inspiração e motivação para trabalhar em tal projeto. Por que a empresa ou os seus gestores acreditam nele? Por que vale a pena investir nisso?
  • COMO – Nessa camada, é preciso entender como será trabalhado o produto, ou seja, como a empresa vai se comportar e se estruturar para realizar a tarefa proposta.
  • O QUE – é a definição do que será criado e trabalhado a partir da ideia inicial.

Como resultado, trabalhando essas três camadas, a empresa conseguirá ter uma base sólida para se destacar da concorrência e atrair e inspirar os consumidores realmente interessados no seu propósito.

Vamos a um exemplo prático

Uma empresa quer anunciar um produto novo, um DVR (uma espécie de gravador digital), por exemplo. O anúncio comum, seria algo como este:

“Esse é o novo (nome do produto), que pausa TV, pula comerciais, grava os seus programas favoritos e mais! Ele consegue aprender sobre o que você gosta, e gravar programas similares sem que você tenha que pedir!” 

Realmente, o produto até parece bom, mas muitos consumidores poderiam apenas olhar sem dar muita importância a ele.

Agora vejamos essa alternativa:

“Você gosta de ter controle de tudo o que faz? Quer ter a liberdade de assistir aos seus programas de TV favoritos a qualquer momento? Quer pular comerciais chatos? E tudo isso de uma maneira simples e intuitiva? Nós temos a resposta! Esse é o (nome do produto)! Ele pausa TV ao vivo, grava todos os seus shows favoritos sem você ter que pedir, e pula os intervalos comerciais!”.

Bem melhor, não é?

No segundo exemplo, o texto percorre o círculo de dentro para fora, explicando primeiro a razão do aparelho em si, passando pelo como e apenas no fim pelos recursos e o que ele faz.

Segundo Sinek, é justamente essa diferença que inspira as pessoas, e as ajuda a tomar uma atitude, a agir. Ele apresenta esse modo de se comunicar como o oposto do que ele chama de incentivos (que nada mais são que as promoções, ofertas, descontos etc.).

Isso não vale apenas para vender produtos, mas é uma metodologia que ajuda a deixar as pessoas incentivadas e motivadas.

Saiba mais acessando o vídeo Como fazer a gestão de uma empresa na prática.

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