this is an h1

this is an h2

Tue Mar 21 17:38:04 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Conheça o turismo de visita técnica e aproveite para faturar mais

O turismo de visitas técnicas tem crescido e chama a atenção pelo volume que movimenta.

· Atualizado em 21/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um dos setores mais fortes e tradicionais do turismo é o voltado para as atividades empresariais ou corporativas. Empresários e executivos viajam pelo mundo todo fazendo negócios, participando de treinamentos, feiras e workshops. Nesse contexto, tem chamado a atenção o turismo de visita técnica.   

Muito além de apenas analisar um ambiente ou fazer um checklist de atividades, o turismo de visitas técnicas também pode ser uma atividade de troca de experiências, de transmissão de conhecimentos por meio do contato com pessoas e as melhores práticas de um determinado segmento. Ele possibilita, por exemplo, o conhecimento in loco de políticas públicas, cases de sucesso de empresas, além do contato direto com o desenvolvimento de novos produtos e serviços. A prática também é bastante utilizada para promover a interação entre profissionais e estudantes.  

O empresário que deseja trabalhar com o turismo de visitas técnicas precisa saber que o atrativo principal para este público é ter a possibilidade de obter mais conhecimento sobre sua área de atuação. O turista busca por momentos que despertem sua criatividade para a solução de problemas ou para a criação de projetos inovadores. Leia mais sobre isso aqui 

As opções e os setores da economia que estão de portas abertas para receber os turistas de visitas técnicas são variados. As cidades tidas como não turísticas, por exemplo, (que não possuem atrativos naturais, como praias, cachoeiras e montanhas e construções históricas), que sediam grandes empresas e fábricas, podem se valer desta oportunidade para promover o turismo de visita técnica 

Os municípios rurais também podem se beneficiar, promovendo visitas às suas propriedades para profissionais e estudantes da área agrícola e similares. Mostrar o dia a dia, técnicas diferenciadas, exclusivas ou de sucesso, e seu funcionamento na prática promovem o compartilhamento de informações e geram novas possibilidades de atuação no mercado. Se você tem interesse nesta área, leia mais aqui 

As grandes fabricantes automobilísticas já exploram o turismo de visita técnica há algum tempo e com grande sucesso. Veja o exemplo de algumas:  

VOLKSWAGEN

O programa de visitação às suas fábricas, VCnaVW, foi iniciado nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). Nas fábricas, os visitantes conhecem todo o processo produtivo e, ao final, têm acesso a um carro produzido no local. Com cerca de duas horas de duração, a visitação é aberta a clientes, fãs da marca, concessionárias, fornecedores, parceiros, governo, estudantes de universidades e escolas técnicas. Os grupos podem ter entre 20 a 40 pessoas. Para agendar, é preciso enviar um e-mail para visitas@volkswagen.com.br. 

HONDA

Tanto na fábrica de automóveis em Itirapina (SP) quanto na de motos, em Manaus (AM), a Honda aceita solicitações de visitas pontuais à fábrica. Os grupos podem ser formados por universitários, fornecedores, governo e imprensa. A empresa também realiza, para os mesmos grupos, visitas ao parque eólico Honda Energy, em Shangri-lá, no Rio Grande do Sul (RS).  

FIAT/JEEP

A Fiat-Chrysler mantém programas de visitas nas duas fábricas, de Betim (MG) e Goiana (PE). Em Betim, ele é batizado de "Ponta a Ponta". É voltado a grupos universitários e estudantes do ensino técnico. Os grupos têm entre 15 e 20 pessoas, e as visitas ocorrem durante a semana, na parte da manhã. Os visitantes passam pela área de prensa, funilaria, montagem final e a pista de testes, onde são realizados testes de validação da montagem.  

A criatividade e a inovação são dois pilares fundamentais para manter um negócio de sucesso, e a troca de experiências, o conhecimento de novos ou diferentes modos de fazer, podem ser grandes aliados. Explore os potenciais da sua cidade e invista neste nicho de mercado.  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?