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Wed Jul 20 02:17:24 BRT 2022
Mercado e Vendas | POSICIONAMENTO
Conheça os caminhos para a retomada do turismo no Brasil

Setor está entre os mais afetados pelo isolamento social e também um dos que mais optou pela transformação digital para melhorar a experiência do cliente.

· Atualizado em 20/07/2022
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O setor de turismo foi um dos mais afetados pela necessidade de isolamento social durante períodos críticos da pandemia de covid-19, mas é também um dos que mais investiu em transformação digital para começar a retomada em 2022. Segundo  a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), ligada ao governo federal, o país deve receber 4,2 milhões de turistas internacionais neste ano, o que equivale a quase o dobro de 2020 e a 30% a mais do que em 2021.

A quantidade de turistas previstos para esse ano, contudo, é menor do que em 2019, último ano sem crise sanitária, e quando 6,3 milhões de turistas chegaram ao país. Esse patamar deve ser repetido somente em 2024, de acordo com a Embratur, mas indica boas condições para a retomada e crescimento do setor nos próximos anos.

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QUEDA

Para se ter uma ideia do impacto causado pela pandemia, 49,9 mil estabelecimentos ligados ao turismo e com vínculos empregatícios fecharam entre março e agosto de 2020, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse montante representa 16,7% do número de empresas que tinham, até o início da pandemia, trabalhadores contratados em atividades que vão de alimentação fora do lar a agências de turismo. 

Por porte, os que mais fecharam as portas foram os micro (-29,2 mil) e os pequenos negócios (-19,1 mil). Por atividade, bares e restaurantes foram os mais afetados (-39,5 mil), conforme a CNC.

TRANSFORMAÇÃO

Por outro lado, a pandemia acelerou a transformação digital de empresas de todas as atividades, mas principalmente do turismo. O setor foi o que mais se digitalizou, com adesão ao modelo on-line por 85% dos entrevistados na 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, feita em parceria do Sebrae com a Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Ainda, o estudo The 2021 Digital Transformation Report do portal Skift, referência mundial em notícias sobre turismo, aponta que 91% dos entrevistados consideram a transformação digital prioridade ou muito importante para a retomada dos negócios no setor. Percepção ampliada pela pandemia, que mexeu rapidamente com os hábitos de consumo devido ao isolamento social.

TECNOLOGIAS

Isso porque a necessidade de isolamento social fez com que a comunicação com lojas físicas, agências de turismo e todo o tipo de empresa passasse a ser on-line. Ainda, hotéis começaram a criar pacotes para clientes que precisassem ficar isolados em quartos, com condições semelhantes às de home office, com o mínimo possível de contato humano. 

Deve-se levar em consideração que todas as tendências para a retomada do turismo estão relacionadas a tecnologias de realidade aumentada, gamificação, inteligência artificial e segurança, entre outras questões. Por isso, é importante que o empreendedor comece a se planejar para os próximos anos, mesmo neste momento de recuperação do setor.

MARKETING

As práticas para ganhar mercado no meio digital são semelhantes às de outros setores quando o foco é o cliente, mas diferentes na execução quando se fala de tecnologia. Por exemplo, investir em marketing digital é essencial para acessar o consumidor que pesquisa destinos, preços e serviços em redes sociais ou via Google.

Não basta, entretanto, ter um perfil em alguma rede social para atrair a atenção de potenciais clientes. As ferramentas atuais englobam também a produção de conteúdo em sites e blogs, campanhas de envio de e-mails e o recolhimento de informações sobre os hábitos de consumo dos públicos em todos esses meios, feito por meio de várias plataformas disponíveis hoje.

PLANEJAMENTO

Todas essas ações devem estar previstas e justificadas em um planejamento estratégico, o primeiro passo para qualquer trabalho de marketing. Conhecer o calendário comercial com as datas comemorativas que podem ser exploradas, preparar promoções de acordo com o movimento da temporada e adequar propostas para fidelizar clientes precisam fazer parte do plano de retomada. 

É também neste momento que se estuda a concorrência, o público-alvo e os objetivos de curto a longo prazo. 

ESTRUTURA

Apenas investir em publicidade paga pela internet nem sempre atingirá o resultado esperado. Os concorrentes são muitos, e é comum que já tenham uma capacidade financeira maior, pela presença no mercado.

Ter uma infraestrutura com ferramentas e profissionais adequados facilita a adequação dos processos para chegar aos clientes potenciais, apresentar o negócio ou produtos e obter respostas que podem alimentar as próximas campanhas de marketing. 

EXPERIÊNCIA

Se o turismo é a venda de uma experiência que tira o viajante da rotina, essa preocupação com o atendimento e a percepção do consumidor só aumenta por meio da digitalização de processos. Não há dúvidas de que as pessoas estão mais conectadas ao digital, então nada mais necessário do que ampliar os formatos de venda, comunicação e mesmo os produtos para um roteiro mais tecnológico.

Por isso, preparem-se que o melhor está por vir!

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