this is an h1

this is an h2

Mon Jan 30 23:44:05 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Consumidores querem sucos saudáveis

É preciso entender que a tendência de sucos saudáveis está em alta e que vai muito além de uma modinha.

· Atualizado em 30/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A tendência que prega a necessidade de compromisso por um mundo mais sustentável e pela busca de hábitos de vida mais saudáveis tem influenciado muitas decisões de compra dos consumidores. Tanto que, mesmo que muitas pessoas busquem driblar a inflação optando por produtos mais baratos, na hora de consumir algo mais saudável e mais sustentável, muitas vezes, é isso que tem maior peso. O cenário pós-pandemia reforça a demanda por produtos saudáveis, cada vez mais fortes no segmento de alimentos e bebidas.

A Mintel - empresa fornecedora de dados, pesquisa e análise de mercado em nível global - divulgou um relatório (2022) sobre o consumo de sucos no Brasil em que revela:

  • 28% dos brasileiros reduziram o consumo da bebida por terem a percepção de que é um produto rico em açúcar;
  • muitos consumidores percebem a bebida como aliada de uma dieta saudável;
  • 33% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por sucos feitos a partir de ingredientes sustentáveis;
  • 27% dos consumidores pagariam mais por sucos envasados em embalagens sustentáveis.

É importante destacar que, a partir de outubro, passou a valer a nova legislação sobre rotulagem de alimentos e bebidas, que impõe a exibição de informações claras a respeito dos valores nutricionais dos produtos nas embalagens, inclusive açúcares adicionados, gordura saturada e sódio. Essa exigência faz com que as indústrias invistam mais em fórmulas sustentáveis com altos teores de vitaminas e minerais, próximos ao nível das frutas frescas.

Nesse sentido, mesmo que não seja 100% saudável, o consumidor preocupado com a saúde e estética opta pelo suco saudável na hora de acompanhar uma refeição ou somente matar a sede, por isso os estabelecimentos do segmento de alimentos e bebidas podem agregar valor na composição do seu cardápio ao se comprometerem com a sustentabilidade e com a alimentação saudável.

Uma tendência crescente

O que o empreendedor do setor de alimentos e bebidas deve entender é que a tendência pela sustentabilidade e por hábitos mais saudáveis de vida não é uma modinha, mas, sim, uma necessidade para a própria sobrevivência do ser humano e, dessa forma, futuramente, o número de estabelecimentos que se preocupam com esses aspectos, bem como o número de pessoas que aderem a eles devem ser cada vez maiores. Isso porque fatores ambientais, como a crise climática, por exemplo, além de políticas de saúde pública, devem influenciar nessas decisões.

Por isso, a dica para empreender são os sucos naturais feitos da fruta e na hora do consumo, hipocalóricos, fresquinhos. Mas, nem sempre os estabelecimentos possuem a logística e pessoas para a operação. Então, nesse caso, existem algumas dicas de nutricionistas sobre quais são as melhores marcas a serem ofertadas, pois já existem no mercado excelentes opções de sucos naturais engarrafados. Inclusive, é possível oferecer, a partir de sucos naturais, deliciosos drinks sem álcool.

O bom é sempre conhecer o perfil do seu cliente e fazer pesquisas sobre o que ofertar, elaborando também as fichas técnicas, o que ajuda a evitar o desperdício. 

Não fique fora da onda de alimentos saudáveis. Procure o Sebrae e peça um consultor para fazer a gestão do seu cardápio de sucos saudáveis.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?