this is an h1

this is an h2

Sun Dec 04 22:41:05 BRT 2022
Mercado e Vendas | FORNECEDOR
Contratando bons fornecedores

Bons fornecedores são o primeiro passo para uma venda de qualidade. Saiba aqui como selecionar quem vai fazer parte do seu time.

· 29/11/2022 · Atualizado em 04/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em períodos de crise, é muito comum haver dificuldades no relacionamento com fornecedores. A empresa pode ter dificuldades com os pagamentos ou o fornecedor pode atrasar entregas, visto que vivemos também a escassez de matérias-primas. Neste momento, é muito importante saber negociar por meio de uma conversa franca e direta. Até que ponto cada negócio pode flexibilizar para transpor o problema? Seja transparente e esteja aberto ao diálogo.

Entretanto, nem sempre o empreendedor encontra um bom relacionamento com fornecedores. Por isso, na hora de escolher, esteja atento. Separamos algumas dicas do Sebrae São Paulo que poderão nortear esta escolha!

Um dos segredos de muitos negócios que vão bem é a qualidade dos seus fornecedores. Por isso, nós vamos dar algumas dicas de como contratar ótimos fornecedores para o seu negócio.

Pesquise

Faça uma pesquisa profunda para encontrar bons fornecedores. Eles têm um perfil muito similar:

  • prestam bom atendimento;
  • têm bons preços;
  • são flexíveis;
  • sempre prezam pela qualidade, agilidade e capacidade de produção.

Um bom fornecedor é aquele que se torna parceiro do seu negócio. Se o atendimento do seu fornecedor tiver a maioria dessas características, saiba que você tem um grande parceiro.

Conheça o histórico do fornecedor

Antes de qualquer contato, conheça o histórico do fornecedor que você está interessado em contratar. Com certeza, outras empresas já conhecem o trabalho e têm opiniões diversas sobre os serviços ou produtos que ele oferece. Procure saber como ele lida com os clientes e a forma como trabalha.

Confie no fornecedor

Tenha uma relação de confiança com o seu fornecedor. Tanto o seu negócio quanto o dele dependem de constantes avaliações para evoluírem, e nada melhor do que empresas que têm uma relação direta de negócio para fazer isso.

Avalie com frequência

Avalie seu fornecedor com frequência e, sempre que possível, ofereça ajuda para que ele possa atendê-lo da melhor forma. Assim, todo mundo se dá bem no seu negócio.

Busque outro fornecedor

Mas, se você tem um fornecedor complicado e, mesmo depois de seguir essas dicas a relação permanecer difícil, não pense duas vezes: busque outro fornecedor. Por mais que haja o desejo de manter a parceria, seu negócio deve ser a prioridade.

Independente do relacionamento com o seu fornecedor, é fundamental formar uma rede de parcerias. Ter um “plano B” significa não apostar todas as fichas em um único fornecedor e poderá ser decisivo em momentos de aumento de demanda, por exemplo. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?