Os princípios do cooperativismo se relacionam com os esportes nos negócios e no interesse pela comunidade com o senso de coletividade e da cooperação.

Existe mesmo uma relação entre cooperativismo e esportes? E como ela se encaixa nos negócios? Bom, em uma definição mais técnica, cooperar é atuar juntamente com outros para um mesmo fim. O que nos leva ao cooperativismo, que os dicionários definem como sistema econômico e social em que a cooperação é a base sobre a qual se constroem atividades.
Ou seja, tem tudo a ver com os esportes. Afinal, sejam em partidas de futebol e vôlei, por exemplo, o esforço para a vitória tem que ser sempre coletivo. Mas, acontece que até mesmo em modalidades individuais, a cooperação é fundamental – dos técnicos, dos preparadores físicos e outros tantos profissionais que colaboram nos treinamentos e nas disputas.
E, é claro que nos negócios, um time bem entrosado também pode garantir ainda mais sucesso. E por que não reunir o cooperativismo com os esportes? O senso de coletividade que fundamenta o cooperativismo tem auxiliado projetos sociais bem-sucedidos com a inclusão dos esportes. Lembrando que um dos sete princípios do movimento cooperativista mundial é o interesse pela comunidade.
Seja nos projetos sociais, que ajudam principalmente jovens em situação de vulnerabilidade como nas ações promovidas por cooperativas, o caráter comunitário não é esquecido.
Exemplos da união do cooperativismo com os esportes
Um dos casos de destaque no Brasil fica no Distrito Federal, onde o Sistema OCDF-Sescoop/DF organiza os Cooperjogos. O evento reúne cooperados, sócios e dirigentes de diversas cooperativas para práticas de várias modalidades, como natação, atletismo e futsal; Já no estado de São Paulo, o Sescoop/SP em parceria com várias cooperativas promove o programa Cooperatividade e disponibiliza atividades gratuitas à comunidade; E em Minas Gerais, a Corrida da Cooperação, do Sistema Ocemg, arrecada toneladas de alimentos repassados a instituições beneficentes.
Quer saber mais sobre as cooperativas? Aqui no Sebrae, você descobre o que é e como formar uma cooperativa e conhece o passo a passo para a criação de uma cooperativa. Você também pode aprender sobre os atos cooperativos dentro do movimento cooperativista.
Para ficar por dentro do movimento cooperativista no Brasil e no mundo, acesse o portal Sebrae.
Foi um prazer te ajudar :)