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Inovação | SUSTENTABILIDADE
COP27: quais são os resultados e tendências para as empresas

Veja os principais resultados da COP27 e o que isso implica nas relações empresariais e de negócios.

· 03/02/2023 · Atualizado em 27/10/2023
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A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 27), que ocorreu em Sharm el-Sheikh, no Egito, trouxe novas estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas no planeta. A COP27 reuniu mais de 35 mil pessoas, incluindo representantes de diversos governos, observadores e sociedade civil.

Na conferência, foi apresentado, por exemplo, o Plano de Ação Executivo para a iniciativa Alerta Precoce para Todos, que prevê investimentos de US$ 3,1 bilhões entre 2023 e 2027. O ex-vice-presidente dos EUA e ativista climático Al Gore, com o apoio do secretário-geral da ONU, também apresentou um novo inventário independente de emissões de gases de efeito estufa criado pela Climate Trace Coalition.

Essa ferramenta combina dados de satélite e inteligência artificial para mostrar as emissões em mais de 70 mil instalações, incluindo empresas na China, Estados Unidos e Índia. Isso permitirá que os líderes identifiquem a localização e o escopo das emissões de carbono e metano lançadas na atmosfera.

Outro destaque foi o plano para acelerar a descarbonização de cinco setores: energia, transporte rodoviário, aço, hidrogênio e agricultura. Com o apoio de economias que representam mais da metade do PIB global, foi estabelecido um plano de ação de 12 meses com 25 ações colaborativas para ajudar a tornar as tecnologias limpas mais baratas e acessíveis.

Além disso, houve a criação do Fundo de Perdas e Danos, que é um fundo de reparação requerido por países subdesenvolvidos e em desenvolvimento há mais de 30 anos. O objetivo seria que os maiores responsáveis pela crise climática custeassem os prejuízos causados por eventos extremos, como ciclones e enchentes. 

A ONU realiza anualmente essas conferências, desde 1994, e reúne quase todos os países em cúpulas climáticas globais. Durante essas reuniões, as nações negociam ações e estratégias para estabelecer limites juridicamente vinculativos para as emissões de carbono e posicionamentos quanto às mudanças climáticas. 

Participação das empresas na agenda climática

A participação das empresas na agenda climática vem sendo cada vez mais ativa. Organizações de vários países aumentaram sua participação nas discussões da conferência do clima em busca de oportunidades em novos mercados, investimento em tecnologias de baixo consumo energético e novas fontes de energia renovável. 

Na COP 27, foi lançado o primeiro relatório do Grupo de Especialistas de Alto Nível sobre os Compromissos de Emissões Líquidas Zero de Entidades Não Estatais. O relatório criticou o greenwashing (propaganda enganosa), que leva o público a acreditar que uma empresa ou entidade está comprometida em proteger o meio ambiente, mas que, na prática, não está. O documento também forneceu um guia para trazer integridade aos compromissos líquidos zero da indústria, instituições financeiras, cidades e regiões.

Isso demonstra que a sustentabilidade nas empresas já é uma realidade. Para os pequenos empresários, pensar em soluções inteligentes e sustentáveis é estabelecer um protagonismo que pode trazer vantagens competitivas no mercado e para sobrevivência do seu negócio. Temas como descarbonização, economia circular e transição energética, por exemplo, estão no topo das discussões das grandes instituições, mas, gradativamente, farão parte das discussões das pequenas e médias empresas.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

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