this is an h1

this is an h2

Thu Nov 10 18:15:06 BRT 2022
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Cosméticos hipoalergênicos oferecem oportunidade de linha diferenciada

Produtos hipoalergênicos podem ser um bom nicho de mercado para fabricantes e vendedores.

· Atualizado em 10/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Hipoalergênico é um cosmético com chance menor, embora não nula, de causar alergias. É importante frisar que uma pessoa pode ter reação alérgica a qualquer elemento, portanto é impossível assegurar que um determinado produto não irá provocá-la 

Para minimizar a ocorrência, costumam ser deixados de fora de um produto que se diga hipoalergênico substâncias consideradas alérgenos, ou seja, que costumam causar hipersensibilidade no organismo de algumas pessoas, como cânfora, tolueno e lanolina. 

Já o cosmético antialérgico pertence a outra categoria e pode ser indicado por um médico se uma pessoa apresentar reações adversas a determinados compostos, manifestando a alergia. 

A regulamentação de cosméticos hipoalergênicos é realizada pela Anvisa, que determina que, para mencionar a característica no rótulo, “os produtos deverão apresentar obrigatoriamente, por ocasião do pedido de registro no órgão, testes clínicos de sensibilização cutânea e fotoalergia, de acordo com metodologia reconhecida, que atestem a baixa incidência de reações adversas de sensibilização e fotoalergia.”

A escolha por ingredientes com baixo potencial de causar alergias leva, naturalmente, a uma seleção de substâncias mais puras, algumas vezes mais raras. Assim, o cosmético hipoalergênico costuma ser associado a um produto diversificado, o qual utiliza matérias-primas que, muitas vezes, podem ser mais caras. 

A maior causa de alergias é a adição de fragrâncias e conservantes. Ao retirar estes últimos, é necessário que os ingredientes sejam da mais alta qualidade. Também os corantes são poderosos alérgenos e podem estar ausentes de determinados produtos especiais.

Além desses, um elemento que pode provocar diversas alergias é a proteína. Quando dividida em peptídeos menores, é mais propensa a causar alguma reação alérgica.

De certa forma, a percepção de um produto mais puro faz sentido por essas razões. Mas seja como for, a verdade é que os cosméticos hipoalergênicos acabam por ficar em um canto separado das prateleiras e custar, em média, 50% ou mais em relação ao produto comum.

Claramente, esmaltes e protetores labiais com essa característica têm esse apelo de proporcionar uma proteção maior e mais cuidadosa, o que acaba funcionando como uma peça de marketing em si. As embalagens costumam ser produzidas em cores claras com indicação chamativa de produto especial.

Além de os cosméticos hipoalergênicos serem menos agressivos às pessoas, eles passam uma ideia de maior cuidado com o meio ambiente e, ainda, são considerados mais valiosos. Dessa forma, representam uma boa oportunidade para fabricantes e vendedores.

Então, para aproveitar esse nicho de mercado diversificando sua oferta de produtos, antes de mais nada é preciso formalizar a empresa e registrar o cosmético junto à Anvisa. Assim, você terá uma grande possibilidade de lucrar bastante!

Saiba mais:

Como montar uma loja de cosméticos e perfumaria

Mercado de cosméticos do Brasil é um dos maiores do mundo


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?