this is an h1

this is an h2

Thu Nov 10 18:56:15 BRT 2022
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Cosméticos sólidos, uma tendência de consumo sustentável

Cada vez mais, produtos de higiene e beleza aderem aos cosméticos sólidos e substituem embalagens plásticas por uma composição mais sustentável.

· 08/09/2022 · Atualizado em 10/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Beleza é tudo de bom e os cuidados com ela movimentam uma parte importante da economia, na qual os pequenos negócios são fundamentais. Esse setor reúne todos os serviços envolvidos e os produtos necessários para que alguém possa cuidar melhor de si, como os cosméticos e todos os produtos de higiene e beleza. Entre eles, já há algum tempo, vem ganhando força a presença dos chamados cosméticos sólidos. Mas, afinal, o que são eles?

Cosméticos sólidos são produtos que não contêm água em sua composição e por isso dispensam embalagens de plástico (necessárias quando usamos cosméticos em forma líquida), usando em seu lugar papel e papelão recicláveis. Na maior parte dos casos, não são só as embalagens plásticas que se tornam desnecessárias, pois esse tipo de produto acaba sendo fabricado de forma mais sustentável, com o uso de matérias-primas biodegradáveis. Na forma sólida, esses cosméticos duram mais e exigem menos produtos químicos para sua conservação. Além disso, seu uso recupera um caminho de busca pela simplicidade e segurança, já que cada vez mais os consumidores se preocupam em preservar o meio ambiente e voltar-se à natureza 

Xampus na forma líquida, por exemplo, exigem recipientes plásticos para poderem ser comercializados. Já os xampus em barra dispensam isso, pois todo o processo é mais sustentável e muito menos agressivo ao meio ambiente, inclusive por acabar gastando muito menos água em sua fabricação.

Segundo alguns estudos, 90% da composição de cremes e de outros produtos de beleza convencionais contém água; no caso dos cosméticos sólidos, em pó ou em barra, esse número chega a cair para 15%. Isso vale também para os cremes usados no corpo e no rosto, por exemplo. Assim, hoje em dia, além de xampus e sabonetes, é possível comercializar uma enorme variedade de produtos desse setor, como perfumes, produtos usados em maquiagem e desodorantes. Uma tendência que o planeta agradece.

É importante lembrar sempre que as pequenas empresas brasileiras podem contribuir, e muito, para essa busca permanente por uma vida e uma economia mais sustentáveis. As práticas ESG, que envolvem uma preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente, juntamente com um olhar social e atenção especial à governança dos negócios, dizem respeito também ao setor da beleza.

Para concluir: cuidar da beleza é fundamental, assim como dos negócios envolvidos com ela. Mais do que isso, poder atender ao público e, em particular, à parte desse público que tem mais consciência ambiental de uma forma mais sustentável parece ser a melhor solução para todos. 

Tendências sustentáveis são uma oportunidade para seu negócio atrair um público consciente. E é isso que todos queremos, não é? Assim, os cosméticos sólidos são uma opção mais sustentável e minimalista para as pessoas e para o planeta. Seus clientes e a Terra agradecem!

O Sebrae tem um curso para você que quer inovar e crescer no mercado. Participe pelo WhatsApp do curso Inovação e possibilidades de crescimento e veja como a inovação pode ser decisiva para a perenidade do seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?