this is an h1

this is an h2

Wed Apr 26 23:09:45 BRT 2023
Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Cresça com a inovação no mundo da moda

Novas tecnologias e tendências revolucionam a moda e abrem amplas possibilidades de negócios.

· Atualizado em 26/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A indústria da moda vive, há anos, uma onda inovadora e disruptiva. Essa tendência tem um forte impacto sobre o Brasil, que está entre os dez maiores mercados do mundo da moda. São cerca de 18 mil empresas produzindo vestuário, com um faturamento superior a R$ 150 bilhões ao ano. 

Que tal, então, conferir algumas das principais inovações que ganham corpo no mundo da moda e abrem espaço para empreendedores em toda a cadeia produtiva? 

1) Impressão 3D – O uso de impressoras 3D vem ganhando força no país por conta da facilidade de transformar ideias em produtos e da simplificação dos processos produtivos. Outro grande atrativo da impressão 3D é que ela facilita a personalização, adaptando o produto ao gosto de cada cliente. Na verdade, o (a) próprio (a) cliente pode criar sua peça de vestuário e, depois, encaminhá-la à impressão 3D. O grande problema dessa técnica, hoje, é seu uso ainda restrito, o que torna os preços quase proibitivos. O emprego cada vez maior da tecnologia de impressão 3D deve diminuir muito os preços nos próximos anos, ampliando as possibilidades para os empreendedores.  

2) Desfiles virtuais – A pandemia do coronavírus levou milhões de negócios ao colapso nos últimos anos. No entanto, algumas tecnologias e tendências que se desenvolveram no período abriram grandes perspectivas de negócios. Uma dessas tendências foi a disseminação dos desfiles on-line. Utilizando um aplicativo baixado no celular e óculos 3D, é possível acompanhar desfiles e lançamentos em todo o mundo, nos mínimos detalhes, sem sair de casa. Esse acesso às informações mais recentes permite que mais e mais empreendedores se inspirem e apresentem coleções cada vez mais criativas.  

3) Tecidos autorregenerativos – Diversos grupos de pesquisas, no Brasil e no exterior, estão trabalhando em novidades como tecidos capazes de se regenerar. São telas com um revestimento que volta a se fundir quando colocado a temperaturas muito baixas, e fecha buracos. Já estão no mercado, também, tecidos com nanopolímeros em sua composição, o que os torna imunes à água e a outros líquidos.  

4) Tecidos com proteção ultravioleta – Em meio à discussão sobre os impactos negativos do efeito estufa, que está elevando a temperatura na Terra, os tecidos com proteção ultravioleta também já são uma realidade. Eles empregam nanotubos de carbono, mantêm uma temperatura agradável, reduzem a produção de suor e suavizam os efeitos nocivos da radiação solar.  

5) Roupas interativas – A novidade foi batizada com o nome de near field communication; em português, comunicação por campo de proximidade. O chip NFC implantado na peça de roupa permite o pagamento sem fio e oferece informações como as características do tecido ou os cuidados a serem tomados na lavagem.   

6) Tecidos que mudam de cor – Imagine uma camiseta clara durante o verão que se torna escura durante o inverno. A tecnologia fotocromática é outra tendência que vem ganhando força. Mas, já existem muitas outras variações, como tecidos sensíveis ao som e à luz, que simplesmente mudam de cor de acordo com o ambiente em que o (a) cliente está. 

Novas abordagens 

Mas, não são apenas as novas tecnologias que vêm causando impacto sobre a indústria da moda. O isolamento forçado pela pandemia de coronavírus levou milhões de consumidores (as) a mudarem convicções sobre seu relacionamento com o guarda-roupas. Cresceu, por exemplo, a preocupação com o meio ambiente, o que leva à valorização de práticas sustentáveis, como o uso de materiais reciclados na produção de fibras.  

Também houve uma valorização do minimalismo, de guarda-roupas menores e mais simples. Daí, a proliferação de brechós, em vários formatos.  

A TROC, por exemplo, é uma empresa inovadora de Curitiba (PR) que desenvolveu uma plataforma de venda de roupas, calçados e acessórios usados pela internet. Outros empreendedores optaram por brechós volantes, que se deslocam pelos bairros. 

Desenhar ou produzir roupas em impressoras 3D, trabalhar com novos tecidos, inovar nos formatos de brechós, apostar na sustentabilidade, enfim, o céu é o limite quando se trata de criar no campo da moda. Você também gostaria fazer parte dessa rede de oportunidades? 

Este livro do Sebrae coloca em suas mãos ainda mais informações para você empreender no mundo da moda. Aproveite! 

Confira também esse material do Sebrae, que traz muitas novidades sobre o mundo da moda: Como vai a INOVAÇÃO no setor da moda? Uma verdadeira disrupção!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?