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Tue May 30 21:37:10 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Criatividade e inovação para necessidades de um mercado específico

Entenda como os empreendedores podem identificar oportunidades em mercados específicos, gerando valor para seus clientes por meio da criatividade e da inovação.

· Atualizado em 30/05/2023
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Aos olhos de algumas pessoas, uma determinada ideia de negócio não se aplica a determinado público ou segmento de mercado. Mas, as ideias de negócios podem adquirir características diferenciadas e adaptadas para segmentos de públicos específicos. O que faz a diferença em muitas situações é a capacidade de criação e inovação que muitos empreendedores apresentam, gerando valor para os seus clientes. 

É comum as pessoas olharem para os mercados de forma genérica, sem prestar atenção em certos nichos que muitas vezes não estão tão explícitos e passam despercebidos. Como costumamos dizer: “Eles olham para a floresta sem prestar atenção às árvores”.

Assim, é preciso estar disposto a desbravar novos terrenos e descobrir novas oportunidades, as quais, muitas vezes, estão ocultas no mercado. Nesse sentido, é importante desenvolver a capacidade de perceber, farejar oportunidades e descobrir mercados específicos em meio ao todo maior. Para isso, criar e inovar são fatores importantes, que não podem ser deixados em segundo plano. Ou seja: é possível inovar e construir uma oportunidade em um mercado que oferece mais do mesmo (clique no link a seguir e leia o nosso artigo Criatividade e inovação para pequenos negócios).

Vejamos algumas possibilidades:

  1. Acompanhante de idosos em viagem, pois muitas pessoas não viajam por não terem companhia;
  2. Oferecer um modelo de estrutura de festas de igrejas de interior, pois cada igreja tem o seu modelo e realizam as festas a duras penas, contando somente com a cooperação dos fiéis moradores da região; 
  3. Identificar ponto turístico de grande potencial e negociar parcerias para difundir e consolidar;
  4. Desenvolver aplicativo que seja capaz de identificar profissionais de saúde em nível nacional, gerenciar consultas por estado, por cidade, entre outras possibilidades.

Análise de mercado

Como saber se esses exemplos e tantos outros têm potencial? Somente fazendo levantamentos e utilizando ferramentas adequadas para estudo de viabilidade. Lembrando que não necessariamente precisam ser processos caros, desde que forneçam as informações necessárias a uma avaliação. Assim, é importante fazer a análise de mercado, considerando a concorrência, o público-alvo, o modelo de negócio que pretende colocar no mercado, valor da marca, fornecedores, regulamentação, entre outros fatores. 

O Brasil precisa de muitas soluções que ainda não foram explicitadas e que aguardam por pessoas inquietas para criá-las e atender às necessidades de públicos diversos que anseiam por esses produtos e/ou serviços inovadores. É uma oportunidade para empreendedores que verdadeiramente têm o sonho de contribuir com o novo para as pessoas, os animais ou o meio ambiente.

Não se esqueça: após detectada uma nova oportunidade de negócio, é o momento de elaborar um modelo de negócio para verificar se é viável comercialmente, avaliando também até que ponto ele atende aos critérios de inovação e criatividade. Pode-se utilizar o Canvas de modelo de negócio. O Sebrae oferece ajuda e orientação, além de disponibilizar a ferramenta em versão eletrônica para computador ou celular.

Quer buscar capacitação nesse assunto? Inscreva-se para o curso EaD do Sebrae Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação? 


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