Criar, inovar e empreender: ter sucesso nos negócios é compreender como esses conceitos estão relacionados.
Para o professor da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), Mario Abel Bressan Junior, “inovação e criatividade são os pilares do empreendedorismo”, competências que estão relacionadas, mas que possuem significados distintos.
O processo de criar está relacionado a imaginar algo que ainda não existe, produzir algo novo e diferente, enquanto inovar é impactar a vida das pessoas a partir das ideias criativas, ou seja, constitui-se não só em criar algo novo, mas também em atender a uma necessidade real e que impacte positivamente a qualidade de vida e o desenvolvimento humano. Assim, é possível compreender que todo processo de inovação inicia pela criatividade. Já o processo de empreender, por sua vez, começa pelo sonho de realizar mudanças na sociedade ou em um produto/serviço, e a principal forma para isso acontecer é praticar intensamente a criatividade e a inovação.
Para ter sucesso nos negócios, portanto, é preciso compreender como os conceitos de criar, inovar e empreender estão relacionados, tendo em vista que nem toda ideia criativa resulta em inovação, pois esta última sempre trará bons resultados, em todos os aspectos, por exemplo: encontrar meios de fazer mais com menos recursos e mais eficiência; buscar novas tecnologias; construir estratégias que provoquem transformações na empresa ou na vida dos colaboradores e/ou dos clientes; e criar produtos ou serviços mais eficientes que possam impactar positivamente a vida das pessoas e das comunidades. Estes são apenas alguns exemplos de onde a inovação se aplica, a partir do processo de criação. E isso é empreender.
No empreendedorismo, mesmo nos pequenos negócios, buscar soluções para as necessidades dos clientes é fundamental para ter sucesso no mercado. Sendo assim, algumas práticas na rotina diária podem ajudar a estimular a criatividade e a inovação, e a primeira delas é não sobrecarregar ou pressionar o time de colaboradores com prazos apertados e muita demanda, pois não há nada mais desestimulante para o processo criativo e inovador do que o estresse e a falta de tempo.
Veja a seguir como inserir uma rotina de criatividade e inovação na empresa, começando por você.
Dicas para estimular a criatividade e a inovação
- Inicie a prática de ideias pelo pequeno: “pense grande, mas faça pequeno” ou, como diz o ditado, “um elefante se come aos bifes”.
- Fique ligado em tudo o que está acontecendo ao seu redor: procure inspiração para suas ideias observando o que está acontecendo no seu mundo agora. Grandes empresas surgiram assim.
- Abra a sua mente para novas possibilidades: não feche suas ideias em uma única verdade, esteja atento para novas inspirações, ajustes e recomeços. Aprenda a pensar “fora da caixa”.
- Cuide de você: a sua saúde física e mental é muito importante para a saúde do seu empreendimento.
- Para a sua equipe, é importante propor integração, desafios, encorajar a autonomia e fornecer feedbacks. Cultive um bom ambiente de trabalho.
- Busque conhecimento, capacitação e estimule a curiosidade, tanto para você como para o seu time.
Se você quer empreender e exercitar habilidades voltadas às competências de criatividade e inovação, mas ainda não sabe por onde começar, acesse os conteúdos do portal Sebrae, que disponibiliza cursos e ferramentas voltados para esses temas. Nos links a seguir, separamos alguns desses materiais que podem ser úteis para você dar o pontapé inicial para criar, inovar e empreender.
Saiba mais:
Curso EAD: Como agir de maneira empreendedora
Curso EAD: Criatividade
Foi um prazer te ajudar :)