this is an h1

this is an h2

Thu Mar 09 16:56:24 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Criatividade e sustentabilidade reduzem repasse de preços ao cardápio

O aumento dos preços dos alimentos exige criatividade e soluções sustentáveis nos cardápios dos restaurantes.

· Atualizado em 09/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Criatividade! Eis aí uma palavra que donas de casa de todo o país, assim como os donos de negócios que trabalham com alimentação conhecem muito bem! Os preços dos alimentos exigem de quem atua na cozinha muito malabarismo para dar conta de um cardápio variado, saboroso e, principalmente, com um custo acessível.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a inflação de alimentos no domicílio subiu 11,8% no acumulado do ano até julho de 2022, enquanto fora de casa avançou 4,6%. Ou seja: os números mostram que comer em casa está mais caro do que comer fora de casa. Mas, como isso é possível? Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, os estabelecimentos comerciais não estão conseguindo repassar o aumento de custos.

Você deve estar pensando: é necessário repassar os custos para não ter prejuízos. Na verdade, se a renda das pessoas está contraída, é preciso segurar um pouco o repasse de custos ao consumidor e procurar soluções criativas e sustentáveis para isso. Essa situação é ainda mais evidente quando o setor começa a dar os primeiros passos na retomada econômica no período pós-pandemia. Os altos preços nos cardápios podem afastar ainda mais um consumidor que teve sua renda afetada de diversas formas.

E como trabalhar com tudo isso? Como elaborar um cardápio saboroso e, ao mesmo tempo, com preços atrativos para o cliente e que não gere prejuízo para o negócio?

O primeiro passo a considerar é pensar de forma sustentável: combater todas as formas de desperdício na cozinha, aproveitando bem todos os alimentos (folhas, talos, cascas) com receitas criativas e saudáveis, afinal, o Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos. Nesse quesito, também é importante planejar a quantidade a ser produzida, ter cuidado com a compra e com a armazenagem. Lembre-se: sustentabilidade e alimentação saudável agregam valor à marca, além de trazer o benefício de baratear o custo das refeições.

Outros pontos que podem ser levados em consideração para um menor repasse de preços no cardápio:

  • considerar a sazonalidade dos alimentos e utilizar produtos regionais;
  • comprar de pequenos agricultores (agricultura familiar);
  • usar a criatividade na elaboração de pratos saborosos e sustentáveis, quem sabe contando com a ajuda de uma nutricionista;
  • oferecer descontos a quem faça a retirada no balcão;
  • criar a opção de pacotes semanais;
  • consultar os clientes sobre o que mais gostam de consumir (menos os produtos que estão em alta no período);
  • mapear os concorrentes.

Sempre é possível criar cardápios alternativos de acordo com a sazonalidade e o aumento dos preços dos produtos. Aproveite também para testar receitas e divulgar em suas redes sociais. É importante destacar que, mesmo com a inflação, as pessoas ainda preferem comer fora de casa e, por esse motivo, é necessário reter esse cliente de forma criativa e sustentável.

Quer saber mais? Acompanhe o Sebrae nas redes e mantenha-se informado sobre o seu segmento. Aproveite para ler outros conteúdos que preparamos para você, clicando nos links a seguir.

Startups combatem o desperdício de alimentos e mudam hábitos de consumo

Restaurantes mantêm preços de refeições abaixo da inflação, aponta estudo

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?