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Fri Apr 21 11:08:20 BRT 2023
Inovação | MIDIAS ONLINE
Crie o seu site com 7 passos

Veja o passo-a-passo para planejar e desenvolver o site do seu negócio.

· Atualizado em 21/04/2023
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Investir no desenvolvimento de um site para sua empresa é uma ótima maneira de fortalecer sua presença on-line e aumentar o alcance da sua marca. Um site promove maior visibilidade ao seu empreendimento, cria credibilidade, eleva as conversões, aumenta as vendas e, como consequência, impulsiona seus resultados.

Ao contrário do que muitos imaginam, não são apenas as grandes empresas que se beneficiam dos sites. O e-commerce é extremamente vantajoso também para os pequenos negócios. E a boa notícia é que é fácil criar um site. Quer saber como? Então, acompanhe o nosso passo a passo!

1. Defina seu objetivo

O primeiro passo é determinar qual é o objetivo principal da criação do site. Oferecer mais uma forma de compra para seus clientes? Criar um relacionamento mais próximo com seu público? Gerar autoridade no setor? 

A partir daí, você consegue decidir sobre o formato: loja virtual, blog, site institucional, canal de atendimento, mídias sociais, entre outras opções.

Por exemplo, se você tem um pequeno negócio, como um comércio de roupas femininas e deseja vender para outros estados, o ideal é criar um e-commerce, ou seja, uma loja virtual.

Além disso, também é interessante investir em uma presença nas principais mídias sociais que seu público-alvo utiliza. Então, nas postagens, divulgar que há venda online e postar o link do site.

2. Registre o domínio

A etapa seguinte refere-se ao registro do domínio. Domínio nada mais é que o endereço que é inserido logo após o HTTPS. Em outras palavras, é aquilo que os visitantes precisam digitar na barra do navegador para conseguir chegar ao seu site.

Esse é um ponto muito importante, pois ele deve, ao mesmo tempo, reforçar a sua marca, transmitir a ideia principal do seu negócio e ser fácil para o seu público lembrar.

Uma boa ideia é utilizar o nome fantasia da sua empresa, caso você já tenha. Ainda utilizando o exemplo de comércio varejista de roupas femininas, digamos que o seu nome fantasia seja “Regina Modas & Acessórios”, o seu domínio pode ser “reginamodas”. Assim, o endereço do seu site ficaria “www.reginamodas.com.br”.

3. Hospede seu site

Sempre que acessamos um site na internet, uma série de elementos aparecem na tela: textos, imagens, vídeos, logotipos. Todos eles precisam estar armazenados em algum lugar.

É justamente para isso que serve a hospedagem: guardar todos esses arquivos para que eles fiquem disponíveis em seu site. Para isso, você deve procurar uma empresa de hospedagem e avaliar os planos oferecidos.

4. Escolha um bom publicador

No início, mencionamos que é muito fácil criar o seu site. Isso acontece porque, atualmente, há uma série de construtores de páginas on-line que são práticos, fáceis e muito intuitivos. Desse modo, não é preciso ter um conhecimento profundo sobre o assunto.

Um CMS (Content Management System) é um sistema que você vai precisar para gerenciar todo o conteúdo do seu site. Além disso, ele permite que você analise os resultados e o comportamento do seu público e isso é fundamental para a tomada de decisão.

Existem CMSs gratuitos e pagos, cada um com suas particularidades e suas funcionalidades. Analise várias opções e escolha aquela que mais atende ao que você procura.

Os dois mais utilizados por sua usabilidade e ferramentas são o WordPress.org e o Joomla!

5. Liste as seções do site

Organizar seu site em seções melhora a experiência do usuário. As categorias mais comuns são:

  • Página inicial: com uma imagem impactante, um carrossel de imagens direcionando para os principais conteúdos de outras seções ou para produtos da loja virtual;
  • Produtos ou serviços: local onde o visitante pode obter mais informações ou comprar os produtos da sua loja;
  • Contato: com informações sobre como entrar em contato com sua empresa, como telefone, endereço, mídias sociais, e-mail.

6. Priorize a rapidez do site

Um dos principais motivos que fazem um usuário sair rapidamente do site sem realizar nenhuma compra é a demora para carregar a página. De acordo com uma pesquisa feita pela Kissmetrics, cerca de 40% dos visitantes abandonam o site que demora mais que três segundos para carregar.

Além disso, a cada um segundo a mais na demora do carregamento, há uma redução de 7% nas conversões. Para tornar o carregamento mais rápido, anote as seguintes dicas:

  • Mantenha o conteúdo estático em cache;
  • Reduza o excesso de mídia, como vídeos;
  • Otimize a página para os navegadores;
  • Desabilite os plug-ins desnecessários;
  • Mantenha o código-fonte limpo.

7. Torne o site responsivo

Um site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho da tela onde é exibido. Como 98% da população brasileira utiliza a internet pelo celular, é necessário que seu site seja carregado e funcione perfeitamente tanto em smartphones, como em tablets e em computadores.

Para garantir isso, enquanto cria seu site, faça testes em diversos dispositivos para verificar se é possível navegar por todas as seções normalmente e sem dificuldades.

Viu como a criação de site para sua empresa não é algo complicado? Agora que você já sabe como fazer, não perca tempo! Lembre-se de que uma empresa que não está no mundo digital dificilmente será encontrada pelo público.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Alagoas 7 passos para a criação de um site para o seu negócio

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