this is an h1

this is an h2

Wed Feb 01 01:56:48 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Desafios das agências de turismo: esperança e otimismo para o futuro

Pesquisa do Sebrae e Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) revela otimismo e superação na retomada após crise do coronavírus.

· Atualizado em 01/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em junho e julho de 2021, o Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) realizou a segunda edição da pesquisa “Desafios das Agências de Turismo”. A pesquisa mostrou que na travessia da crise do coronavírus a expectativa para o futuro das agências de turismo brasileiras é de esperança e otimismo.

A pesquisa foi quantitativa e por meio de formulário on-line, abrangendo um universo de 192 mil pequenos negócios, entre eles: agências de turismo, operadores turísticos, serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente, transporte rodoviário coletivo de passageiros fretamento, transporte rodoviário coletivo de passageiros, transporte aquaviário para passageiros turísticos e atividade de agenciamento marítimo.

A amostra com 821 respondentes foi composta de 41% de microempresas (ME), 29% de microempresas individuais (MEI) e 21% de empresas de pequeno porte (EPP). Com 60% dos entrevistados atuantes a mais de dez anos no mercado e 55% no ramo de agências de viagens emissivas.

Mesmo com a maioria dos entrevistados apontando as vendas e finanças como os maiores desafios do setor no período da pandemia do coronavírus, a expectativa é de um aumento superior a 50% do faturamento no pós-pandemia. Os cinco produtos liderando a oferta são: hospedagem em hotéis e pousadas, pacotes com aéreo incluso, passagens aéreas nacionais e internacionais e seguro viagem.

Alguns dos segmentos destacados com maior demanda nas agências de viagens foram sol e praia (84%), cultural/histórico (67%), natureza/ecoturismo (53%), negócios (48%) e as viagens de luxo (38%), este último com predominância para pacotes de lua de mel, ski e neve. E, entre os produtos e serviços mais comercializados estão hospedagem, pacotes e passagens aéreas.

Quase a totalidade das agências de turismo (92%) utilizam canais digitais para vendas por meio de redes sociais, aplicativos ou internet, como por exemplo, WhatsApp, Facebook, Instagram etc., sendo que mais de 75% têm seu faturamento proveniente desses tipos de vendas.

Algumas das principais medidas de enfrentamento para o pós-pandemia apontadas estão a manutenção de medidas governamentais como a redução das taxas de impostos, a extensão da linha de crédito com condições especiais como, por exemplo, o Pronampe e o fim da responsabilidade solidária, entre outras ações.

Para conhecer todos os resultados da pesquisa “Desafios das Agências de Turismo”, acesse aqui.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?