Empresários do ramo podem investir em mix diferenciado de produtos como ótima oportunidade para o setor.

O cenário é bastante otimista para empreendedores que atuam com minimercados no Brasil. Há uma nova tendência no comportamento dos consumidores: as pessoas estão se habituando a fazer a sua comida em casa, diante de mudanças econômicas no país, para diminuir o custo mensal com a alimentação em restaurantes.
Empresários podem aproveitar a oportunidade para investir em seu negócio, ficando antenados em relação às tendências do consumidor moderno e preparando-se para os novos desafios do setor.
Diversidade
Os minimercados apresentam diversidade bem grande de produtos para a casa, desde limpeza, higiene à alimentação. Com essa variedade, aliada à praticidade que os consumidores desejam cada dia mais, os donos desses pequenos estabelecimentos podem garantir o aumento da competitividade e obter mais lucro para poder investir ainda mais no setor.
Diversificar a oferta de produtos é um dos grandes diferenciais no modelo de negócio de minimercados. Quem não gosta de encontrar itens de perfumaria, presentes, e decoração por exemplo, ao ir às compras para o lar? Entretanto, é preciso muito cuidado na hora de compor o mix do seu minimercado.
Na ânsia de oferecer de tudo um pouco, muitas vezes, o empreendedor acaba oferendo itens que não são tão valorizados pelos clientes. Então, fique atento para ter a variedade de produtos necessária, com opções diversificadas de escolha. Porém, não exagere nas opções disponibilizadas, pois isso acaba influenciando de forma negativa o resultado do seu negócio. Em resumo: ofereça opções com maior probabilidade de vender.
E se por acaso você ficou se perguntando como saber o que está faltando no seu supermercado, sugerimos que você adote o indicador de taxa de falta. Você consegue mensurá-lo na hora da finalização da compra no caixa. Adote o hábito de perguntar ao cliente o que faltou na compra. Caso muitos clientes mencionem um mesmo produto, aí sim você deve inserir esse novo item ao seu mix.
Confira os desafios e as tendências dos minimercados e aposte em espaços mais modernos, atraindo novos clientes.
Desafios
Os principais desafios encontrados pelos empresários do setor de minimercados são:
- Aumento da energia;
- Lojas de conveniência próximas;
- Diminuição da confiança do consumidor.
Tendências
Para diminuir os riscos de perdas de clientes e da diminuição das vendas, os empresários podem apostar nas soluções a seguir, que estão no topo das tendências do varejo:
- Ampliar o mix de produtos;
- Investir em tecnologia de gestão;
- Apostar na capacitação dos funcionários (atendimento, vendas etc.);
- Realizar promoções;
- Investir em entrega em domicílio;
- Aumentar os prazos de pagamento;
- Oferecer programas de fidelidade.
Negócio de cara nova
O cuidado com o ambiente oferecido para o consumidor é componente bastante especial e eficaz quando se quer garantir o conforto e bem-estar da clientela no momento da compra. Para isso, os minimercados podem adotar os seguintes costumes:
- Investir em máquinas que oferecem a venda e entrega instantânea de produtos como café, biscoitos e refrigerantes, as conhecidas vending machines;
- Apostar em espaços de vendas extras, como as ilhas;
- Utilizar ornamentação mais moderna com iluminação e cores diferenciadas;
- Investir em iluminação e ventilação naturais;
- Apostar em pisos e tetos claros para melhorar a iluminação do ambiente;
- Adotar práticas sustentáveis como coleta seletiva e reutilização da água.
Saiba mais
Confira os dados da pesquisa Minimercados no Brasil.
Você sabia que o consumidor de hoje é mais exigente? Confira nosso texto Dicas para minimercados conquistarem o consumidor moderno e ganhe clientela maior.
Investir em um minimercado é boa escolha para os empreendedores do setor alimentício. Clique em artigo Minimercados - cenário geral.
Conheça nosso artigo Como montar um minimercado e veja que abrir esse tipo de negócio é fácil e vantajoso.
Foi um prazer te ajudar :)