this is an h1

this is an h2

Thu Aug 24 13:20:26 BRT 2023
Mercado e Vendas | GESTÃO DE VENDA
Desafios globais do consumo no mercado de beleza

Pesquisa recente da Euromonitor aponta dados relevantes sobre dados econômicos que impactam os consumidores de higiene pessoal e beleza do Brasil

· Atualizado em 24/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A palestra “Desafios para cuidados pessoais e beleza em cenário global de polarização do consumo” abriu a Semana Abihpec de Mercado, evento on-line, transmitido pelo canal da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) no YouTube, em setembro passado.

Ministrada por Guilherme Machado, da Euromonitor Internacional, a palestra apresentou dados sobre como a atual situação econômica impacta a vida dos consumidores de produtos de higiene pessoal e beleza em todo o mundo, mas principalmente na América Latina e no Brasil, a ponto de gerar uma polarização.

Com o aumento no custo das commodities, como insumos alimentícios e combustíveis, o Brasil sofreu um impacto da inflação de uma forma superior quando comparada aos Estados Unidos, por exemplo, o que tornou nosso país cada vez mais polarizado em relação ao consumo. 

“Em 2021, por exemplo, de um lado nós vimos o poder de compra da maioria das famílias diminuir a ponto de se endividarem para conseguirem se manter; do outro lado, nosso país registrou um aumento recorde na compra de produtos de luxo. Este é um tipo de cenário da polarização do consumo”, exemplificou o palestrante. 

“Conhecido por sua dimensão, seu consumo e sua pujança dentro do contexto global, o Brasil tem um desafio importante do ponto de vista social que se agravou em função da pandemia. Porém, apesar dessa vulnerabilidade financeira, o país é um dos que mais têm proporção superior do consumo não essencial, aquele que chamamos de consumo discricionário”, acrescentou. 

Dados recentes da Euromonitor mostram que, em 2022, o Brasil apresentou uma leve queda no consumo de produtos para banho, uma estabilidade no consumo de produtos com ação 2 em 1 e um tímido crescimento no consumo de desodorantes e produtos para barbear. Um cenário completamente diferente de 2020, em meio à pandemia, quando o país registrou um crescimento no consumo de produtos para banho e com “ação 2 em 1” enquanto registrava-se também uma alta queda no consumo de desodorantes e produtos para barbear.

Em relação aos produtos de beleza, tivemos um pequeno aumento no consumo de fragrâncias, produtos de skincare, colour cosmetics (maquiagem e esmaltes) e produtos depilatórios. Em 2020, o cenário era mais polarizado: enquanto os produtos de skincare e as fragrâncias eram os mais consumidos, os colour cosmetics e os produtos depilatórios eram os menos consumidos.

É nesse contexto que a pesquisa aponta o nascimento de três tendências globais: 

  • Sophistication & frugal innovation: a tendência Inovação Sofisticada e Frugal está ligada a soluções simples que vão muito além do preço. Exemplo: produtos premium ganhando mais substâncias para justificar seus preços; e os produtos do mainstream e produtos populares tenham que atender expectativas cada vez mais altas 
  • High-low portfolio: na convergência entre os polos, cresce a importância de uma gama variada de faixas de preço de portfólio estratégico, ou o high-low portfolio.
  • Democratization of personalization: esta tendência estimula a criação de estratégias de comunicação que tragam uma customização de produtos e soluções mais acessíveis.

Crescendo em meio às incertezas dos nossos dias, a Geração Z é uma das mais afetadas pelos atuais problemas econômicos, liderando os índices de desemprego. Em contrapartida, essa é a geração que demonstra mais conexão com as redes sociais. Além disso, o Brasil é considerado o sétimo país do mundo com indivíduos que fazem parte da Geração Z.

A pesquisa mostra que o impacto dos influenciadores já ultrapassa o poder dos esforços tradicionais de publicidade institucional nas principais redes sociais (YouTube, Instagram e TikTok), menos no Facebook. “Então, entender a Geração Z é fundamental para criar bases sólidas para o crescimento no futuro”, acrescentou Guilherme Machado.

“É importante pensarmos como essa geração vai traduzir toda essa polarização de forma em que há uma grande acessibilidade de preço, mas também um grande apelo ao posicionamento aspiracional”, finalizou.

Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu  negócio.

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza, siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram. Acesse

Fonte:  Semana Abihpec Mercado. Palestra: Euromonitor, Guilherme Machado - ''Desafios para cuidados pessoais e beleza em cenário global de polarização do consumo cosméticos/beleza.''

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?