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Mon Jul 31 18:19:30 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Desafios para o varejo em 2023

Compreenda a necessidade da implantação do omnichannel no varejo

· Atualizado em 31/07/2023
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Entre os desafios que se desenham para o varejista em 2023 está o de conseguir chegar até o seu cliente, atraí-lo e fidelizá-lo, afinal não vivemos mais em uma época em que simplesmente abrir uma loja física e esperar o consumidor ir até ela descobrir o seu produto é o suficiente para que seu negócio consiga sobreviver ou, melhor ainda, ter sucesso e crescer.

As formas de consumir mudaram: não são raras as vezes em que o consumidor faz a sua pesquisa on-line e conclui a compra na loja física, ou compra no on-line e retira na loja física, ou compra na loja física no autoatendimento ou ainda, quem diria, enquanto dá uma passadinha pelas redes sociais, visitando os perfis dos amigos, curtindo, comentando ou compartilhando, depara-se com o perfil da sua loja ou com um anúncio pago e faz a compra sem sair do canal em que estava.

As possibilidades são muitas, não é mesmo? E quem está ligado em todas as tendências do consumo sabe que não pode ficar de fora delas. Já diz um ditado: “O artista tem de ir aonde o povo está!”. O mesmo vale para o varejista: ele precisa ir até o seu consumidor, encontrar-se com o seu público-alvo e atender às necessidades dele.

Por isso, não basta ter vários canais para atender o consumidor: é fundamental adotar o conceito do omnichannel, uma tendência que traz  benefícios como: melhorar a infraestrutura tecnológica, gerar um maior volume de atendimento, satisfação do cliente, controle dos dados e velocidade na resolução das demandas. 

O omnichannel se diferencia do multicanal porque, enquanto este apenas disponibiliza vários canais para o cliente, aquele integra todos os canais, possibilitando ao cliente o contato 24 horas por dia com a sua empresa, todos os dias da semana: blog, redes sociais, site, WhatsApp, Messenger, Direct, e-mail e por aí vai, tudo integrado e interligado de modo que as informações ficam armazenadas e contam toda a jornada do cliente, todas as etapas percorridas. Isso não só ajuda nas vendas (personaliza o atendimento), mas permite delinear estratégias para ações assertivas da empresa. Veja outros benefícios de implantar a estratégia omnichannel no infográfico a seguir.

Para saber mais sobre esses e outros enfrentamentos que o varejista tem pela frente, acompanhe a série Desafios para o varejo em 2023 (O impacto da sustentabilidade ambiental no varejo; A necessidade da implantação do omnichannel no varejo; A importância do planejamento estratégico no varejo; Como tornar o RH do varejo mais eficiente). 

Lembre-se de que o Sebrae é o seu parceiro para se planejar frente aos desafios dos novos tempos. Capacite-se inscrevendo-se em nossos cursos EaD: Planejamento estratégico para empreendedores e Indicadores para o seu negócio.

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