this is an h1

this is an h2

Mon Aug 07 10:01:20 BRT 2023
Inovação | MELHORIA NA COMPETITIVIDADE
Descobrindo o que são destinos turísticos inteligentes

Os destinos turísticos inteligentes são uma inovação para locais que buscam ser competitivos no mercado turístico nacional e internacional

· Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os destinos turísticos inteligentes (DTI) apresentam-se como uma inovação para os destinos turísticos brasileiros que buscam ser mais competitivos. O conceito de DTI (smart destinations) surgiu na Espanha, no ano de 2012, a partir de uma releitura das diretrizes que norteiam a formatação de cidades inteligentes (smart cities) . 

Segundo a Sociedade Mercantil Estadual de Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas da Espanha (SEGITTUR), destino turístico inteligente é definido como um destino turístico inovador, consolidado numa infraestrutura tecnológica de última geração, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico, acessível a todos, facilitando a interação e a integração do visitante com o meio ambiente, e aumentando a qualidade da sua experiência no destino e a melhoria da qualidade de vida do residente.

Nas smart cities (cidades inteligentes), o foco está nas cidades e seus moradores, já nos DTI, o público-alvo é o turista e as suas várias possibilidades de interação com o destino, seja no planejamento da viagem, compra, na sua chegada ao destino, durante a estadia e no pós-viagem.

As principais características dos DTI, segundo o Sebrae (2016), são:

  • Contam com espaços e produtos inovadores; 
  • Utilizam tecnologia de ponta; 
  • Valorizam o capital humano;
  • São focados na sustentabilidade;
  • Sabem gerir recursos com eficiência;
  • Têm qualidade nas experiências de uso;
  • São integrados e interativos; 
  • Oferecem acessibilidade; 
  • Possibilitam experiências diferenciadas.

O sucesso do modelo de DTI aplicado pela SEGITTUR da Espanha despertou o interesse de vários destinos turísticos tornando-se uma referência mundial,, e para conhecermos um pouco mais sobre este modelo, seguem abaixo algumas cidades com iniciativas na área de DTI.  

1-)  Santander é um destino turístico por excelência, uma referência turística na Espanha, e internacional, que se reinventou e se transformou em uma cidade de grande apelo turístico em todos os sentidos: praias, lazer, compras, gastronomia, esportes, reuniões e congressos etc.

A cidade de Santander aderiu ao projeto destinos turísticos inteligentes em 2018, realizando na primavera de 2019 a elaboração do Relatório de Diagnóstico e Plano de Ação para a sua transformação em destino turístico inteligente. O Santander superou os requisitos exigidos pela metodologia SEGITTUR, o que significa que conquistou o selo de DTI.

Iniciativas de destaque do DTI Santander: 

  •  Santander é um excelente exemplo de cidade inteligente, que aposta na tecnologia e na sustentabilidade para aumentar o bem-estar da população, elementos fundamentais e básicos de um DTI.
  • A aposta na inovação da cidade de Santander é estratégica, tendo assumido durante anos um papel de liderança em nível nacional e internacional no desenvolvimento da cidade inteligente e do cidadão inteligente.
  • O destino faz um excelente trabalho de sustentabilidade em todas as vertentes: cultural, ambiental e socioeconômica, por meio, entre outros fatores, do papel fundamental da Fundação Cultural Santander Creativa, da Secretaria de Mudanças Climáticas do Santander, da Agência de Desenvolvimento Local, da Secretaria Municipal de Apoio ao Comércio etc.
  • A cidade conta com instrumentos de governança eficazes, como o Plano Estratégico Santander 2010-2020, o Plano Estratégico Santander Smart City, o EDUSI Santander 2014-2020, e participa de vários projetos europeus, como: NETFFICIENT, Urban Waste, City Brain,… 
  • Santander é uma cidade que há muito se compromete com a acessibilidade urbana, tem um Departamento de Autonomia Pessoal que trabalha nesse sentido.

2 -) Sevilha é capital da província homônima e da Andaluzia, na Espanha, e tem aproximadamente  691.395 habitantes, tornando-se a cidade mais populosa da Andaluzia, a quarta da Espanha depois de Madrid, Barcelona e Valência, e a 32° da União Europeia. 

A cidade é um destino consolidado e recebe visitantes internacionais desde o século XIX com uma identidade extraordinariamente forte construída ao longo do tempo, um patrimônio cultural reconhecido de excelente qualidade e um estilo de vida atraente aberto aos visitantes. O seu centro histórico é um dos maiores da Europa cuidadosamente protegido e reconhecido por três Declarações de Património Mundial da UNESCO

Sevilha aderiu ao projeto destinos turísticos inteligentes em 2021, quando foi realizado o Relatório de Diagnóstico e o Plano de Ação para a sua transformação em destino turístico inteligente

Iniciativas de destaque da cidade de Sevilha que busca ser um DTI: 

  • Lançamento em 2021 do Posto de Turismo Inteligente de Sevilha;
  • Start-up, em 2021, do Laboratório de Turismo Urbano Sustentável;
  • Desenvolvimento de um Sistema de Inteligência Turística;
  • Criação do projeto de gestão do fluxo turístico;
  • Acordos de colaboração com universidades para troca de dados e conhecimento.

Além dos destaques acima citados, a cidade de Sevilha tem um conjunto de projetos e boas práticas para implantação de um DTI, que podem ser consultados na página Candidatura a capital de turismo inteligente.

3-) Bogotá é a capital da Colômbia, e lá, você pode apreciar diferentes estilos arquitetônicos que misturam desde edifícios modernos até fachadas de casas antigas que são autênticos tesouros coloniais. Graças a essa fusão entre passado e presente, o destino une o melhor da Colômbia com diversão, gastronomia, cultura e negócios. 

Bogotá aderiu ao projeto destinos turísticos inteligentes em 2021, quando foi realizado o Relatório de Diagnóstico e o Plano de Ação para sua transformação em destino turístico inteligente.

Iniciativas de destaque da cidade de Bogotá que busca ser um DTI: 

  • Sistema de Qualidade Turística Distrital - SIDCAT: é um sistema que faz parte do destino turístico inteligente, que articula a gestão do DTI para formar um conjunto de ferramentas que permitem melhorar os níveis de qualidade dos serviços turísticos, por meio da implementação e distinção de boas práticas na gestão empresarial em aspectos como governança, segurança, inovação, tecnologia, sustentabilidade e inclusão, considerando o porte e as capacidades técnicas, financeiras e operacionais dos empreendedores, promovendo a melhoria contínua para uma gestão inteligente e sua preparação para atender processos de certificação em padrões e melhorar sua posição no mercado.
  • Observatório de Turismo de Bogotá: é responsável por desenvolver estudos e pesquisas relacionados à atividade turística da cidade, que fornece dados para a tomada de decisões por atores relacionados à atividade turística https://www.idt.gov.co/en/sitbog 
  • Política de Território Inteligente de Bogotá: o Conselho Superior de TIC vem trabalhando na Política de Território Inteligente de Bogotá, que busca melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio do uso eficiente e estratégico de tecnologia, dados e inovação. Esta política visa a estabelecer as linhas estratégicas nas quais o distrito se concentrará em termos de tecnologia, dados e inovação até 2030.

O perfil dos turistas vem se alterando ao longo dos anos, eles buscam cada vez mais a interatividade que os avanços tecnológicos, redes sociais e os dispositivos mobiles lhes permitem no dia a dia. Outra demanda deste novo perfil de turista é a crescente preocupação social e ambiental, eles procuram destinos que adotem práticas que valorizem a comunidade local e estimulem o desenvolvimento econômico sustentável, os DTI conseguem atender a estas expectativas.

Os DTI oferecem para os turistas melhores experiências, oferta de produtos e serviços customizados, integração e interatividade, os empreendedores da cadeia do turismo ganham  com a atração de um novo segmento de turistas, estímulo à inovação e melhoria da competitividade dos seus negócios e adoção de práticas  de responsabilidade social.

Tornar-se um DTI não é uma tarefa fácil, requer uma boa governança local, persistência e a aplicação de uma metodologia comprovadamente de sucesso como é o caso da metodologia elaborada pelo SEGITTUR. Informe-se mais sobre o tema, conheça outros caso de sucesso na aplicação do DTI,  procure o Sebrae mais próximo e inicie o fortalecimento e melhoria da competitividade do seu destino turístico. 

Conheça mais sobre os DTI  e as metodologias para sua  implantação.

Leia o artigo  Destinos turísticos Inteligentes – Desafios a serem superado

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?