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Wed Nov 09 00:14:15 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Descubra qual é o arquétipo da sua marca

Arquétipos são padrões que definem a personalidade do seu negócio.

· Atualizado em 09/11/2022
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O consumidor de hoje em dia é engajado e exigente. As empresas e marcas precisam posicionar-se e fortalecer sua imagem para serem lembradas. Essa é uma estratégia de vendas e de marketing digital. Lembre-se do ditado: Somente é lembrado quem marca presença. 

O arquétipo de marca é um conjunto de padrões usados para definir a personalidade, os valores e os objetivos de uma empresa ou marca. É uma maneira de reforçar a imagem percebida pelo público.  

A teoria do arquétipo foi desenvolvida pelo psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung. A ideia é que os arquétipos representam modelos de comportamentos que definem características que geram identificação e conexão entre as pessoas. 

O neuromarketing começou a utilizar o conceito de arquétipo nos anos 1980. E, hoje, ele é relacionado aos estudos e pesquisas de branding. 

Ter o arquétipo da sua marca bem definido é importante porque é uma maneira de posicionar-se no mercado e diante dos seus concorrentes. Além disso, o arquétipo gera identificação, e o cliente se conecta com empresas e marcas com as quais ele se identifica.

No marketing digital, o arquétipo fortalece a presença digital e cria campanhas que vão além do vender um produto. O objetivo é criar conexão e manter um relacionamento com o cliente. Assim, o que está à venda passa a ser um estilo de vida, uma maneira de posicionar-se no mundo.

Abaixo, mostramos os 12 tipos de arquétipos para que você possa identificar o perfil de arquétipo da sua empresa ou marca. Leia com atenção e observe a relação com os valores e características do seu negócio. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Branding - O que significa e qual sua importância

E aproveite o curso do Sebrae:
Branding: porque ele é importante para a sua empresa


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