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Desenvolvendo competências: mapear para alinhar expectativas

Este artigo é parte da série Desenvolvendo competências e vai mostrar a importância de mapear as competências e habilidades de sua equipe.

· 18/10/2022 · Atualizado em 19/10/2022
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Muitas vezes sendo utilizados como sinônimos, é preciso distinguir que habilidades e competências não têm o mesmo significado: as habilidades são apenas uma das três qualidades que compõem uma competência: as outras duas são os conhecimentos e a atitude, ou seja, ter competência requer habilidade, conhecimento e atitude, algo bem mais amplo do que ter somente habilidade, ao passo que esta é tão-somente uma capacidade, que até pode ser aprendida, ao contrário do que muitos pensam, o que quer dizer que, para ter determinadas habilidades, você pode investir nelas.

Para quem trabalha com a gestão de uma empresa, é importante saber que treinar, qualificar e capacitar a equipe com as habilidades necessárias também é possível. Daí a importância do mapeamento de competências,  uma ferramenta de gestão de que o setor de Recursos Humanos (RH) pode lançar mão, a fim de investir nos talentos da organização com maior assertividade, isso porque, para desenvolver habilidades, primeiro, é necessário identificá-las. O mapeamento permite ainda o alinhamento de expectativas, tomadas de decisões mais estratégicas pelo RH, além de facilitar a comunicação entre empresas e colaboradores, aproximando os colaboradores das metas e estratégias da empresa.

Mapear as competências promove a identificação das competências técnicas, organizacionais e comportamentais necessárias em cada cargo ou área. Para mapeá-las, voltemos aos três pilares da competência, que são conhecidos pela sigla CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes).

  • Conhecimento: informações necessárias, conhecimento técnico para o desempenho da função/do cargo.
  • Habilidades: capacidade de colocar em prática o conhecimento necessário. Podem ser adquiridas por meio de treinamento e capacitação.
  • Atitudes: capacidade ou predisposição para agir diante das situações, sejam elas positivas ou negativas.

É importante salientar que os profissionais precisam estar sempre em formação, por isso a empresa deve pensar em investir em qualificação e aperfeiçoamento da equipe, além de organizar um programa de desenvolvimento de competências, qualificando os seus talentos.

Dicas para realizar o mapeamento de competências

O mapeamento de competências pode ser realizado de diversas maneiras, usando diferentes técnicas e metodologias, entretanto, as duas formas mais comuns são utilizar o desenho de cargos ou uso da matriz CHA.

Independentemente da forma escolhida, é importante também definir as metas da empresa, saber quais são as competências esperadas para os cargos a serem preenchidos, realizar a avaliação de competências e habilidades por meio de ferramentas, como questionários (pesquisa qualitativa e/ou quantitativa), observação in loco, uso de softwares, entre outras possibilidades. Na avaliação, é importante considerar questões que se refiram a hard skills (capacitações técnicas do profissional) e a soft skills (habilidades pessoais, relacionadas a comportamentos).

Por fim, é preciso cruzar os resultados obtidos com metas e competências esperadas, o que garante decisões mais acertadas pelo RH, tanto no que se refere a contratações, demissões, treinamentos e outras decisões importantes.

Se você precisa de ajuda para realizar o mapeamento de competências em sua empresa, conte com a parceria do Sebrae. Nosso número é o 0800 570 0800.


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