this is an h1

this is an h2

Fri Nov 25 11:42:23 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Desenvolvimento de produtos em moda: collabs

Saiba o que são as collabs e os benefícios que elas trazem para as marcas de moda.

· Atualizado em 25/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Collab é uma abreviatura da palavra em inglês collaboration, que, traduzida, significa colaboração. Mas colaboração entre quem? Na verdade, trata-se de uma prática utilizada em diversos segmentos, principalmente nos setores da moda e de alimentação e bebidas, cujo intuito é unir marcas, personalidades, nomes, entre outras possibilidades. O objetivo dessa união é fortalecer essas marcas/nomes a fim de oferecer diferentes serviços ou produtos para um certo público.

A ideia de collab, geralmente, parte de três princípios: inovação, exploração de novos públicos e acesso aos meios de produção. Para se ter uma ideia do “barulho” que as collabs provocam, pense em uniões como Anacapri e Nestlé (Leite Moça), que teve como objetivo aproximar o público mais jovem do famoso leite condensado. Para isso, a identidade visual do Leite Moça e dos doces feitos com ele foi utilizada para produzir tênis, chinelos, bolsas, flats, entre outros produtos da Anacapri.

Outro exemplo bem-sucedido é o da Havaianas com a marca de biscoitos Oreo, criando uma coleção de chinelos de tira com cheiro de chocolate e solado que imita as camadas do biscoito. Além disso, a coleção inclui um par de meias estampadas e um porta-fones de ouvido no formato tradicional do biscoito Oreo. 

E as inovações não param por aí: em 2017, a Supreme e a Louis Vuitton anunciaram um lançamento juntas depois de terem se enfrentado judicialmente. Em 2021, foi a vez da Gucci colaborar com a The North Face e com a Balenciaga. Nike e Ben & Jerry’s também experimentaram uma parceria. E, nessa trilha, algumas marcas também têm buscado se juntar a artistas, muitas vezes se tornando uma espécie de “presente” para o consumidor, como foi o caso de Adidas e Beyoncé.

Seja realizando uma colaboração entre marca x arte, marca x pessoas, marca x marca, é possível que a prática ocorra também entre os pequenos negócios (veja no infográfico as dicas para construir uma boa prática colaborativa). O ponto de partida é conhecer o seu público-alvo e ter a persona de sua marca definida para então buscar parcerias estratégicas com outras marcas ou pessoas que possam contribuir de forma inovadora para alavancar os negócios.

Confira alguns dos objetivos de buscar outras marcas ou pessoas:

  • Combinar conceitos de ideias, produtos ou posicionamento de mercado, por isso é importante buscar parceiros que comunguem dos mesmos propósitos e valores que a sua empresa. 
  • Criar experiências que deem visibilidade e gerem um impacto positivo da marca na mente do consumidor.
  • Unir processos criativos.

As vantagens de aderir à collab são muitas, mas a principal é conseguir ocupar um espaço a que normalmente a empresa, sozinha, não teria acesso. Outros pontos positivos englobam um maior engajamento dos consumidores, experiências únicas, expansão do portfólio com a criação de produtos exclusivos e aumento das vendas em razão da visibilidade, tanto nas redes sociais como pela propaganda boca a boca daqueles que são fãs da marca.

Agora que você compreende alguns princípios dessa tendência, aproveite para fazer os cursos que o Sebrae preparou clicando nos links a seguir. Se precisar de mais informações ou de nossos serviços, ligue no 0800 570 0800 ou acesse o Portal do Sebrae.

Planejamento estratégico para empreendedores

Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?