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Mercado e Vendas | PRODUTO
Design Sprint: como criar produtos em apenas cinco dias

E-book mostra como executar o Design Sprint, metodologia rápida para desenvolver, criar e testar produtos, digitais ou não. Veja como usar.

· 28/02/2023 · Atualizado em 23/03/2023
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Profissionais de UI Design ou UX Design, com toda a certeza, já ouviram falar sobre Design Sprint. Afinal, esse termo é cada vez mais difundido na área. Mas você sabe o que é esse conceito e como aplicá-lo no seu negócio?

Design Sprint é uma metodologia ágil, desenvolvida pelo Google Ventures (departamento da Google que oferece capital a novas empresas de tecnologia), que está entre uma das maiores estratégias de negócios, inovação, ciência do comportamento, design thinking, dentre outras. 

Tal processo, quando trabalhado em equipe por meio de um sprint, pode ser um caminho para solucionar aqueles debates que não têm fim. E, acima de tudo, apontar uma direção inovadora.

É possível até compactar meses de trabalho em uma única semana. Já pensou? Por isso, continue lendo este artigo e entenda como planejar o seu!

O que é o Design Sprint?

Trata-se de um processo de imersão de cinco dias, no qual você reunirá uma equipe engajada para responder a perguntas críticas de negócios. O diferencial é que você será norteado por meio do design, da criação de protótipos e poderá testar também suas ideias com os clientes.

Jake Knapp é escritor e o designer responsável por testar a metodologia no Google, em 2010. Depois de um longo período de testes, ele aperfeiçoou o processo em 2012, quando estava no Google Ventures, junto dos designers Braden Kowitz e John Zeratsky. Essa área da Google é focada em acelerar e testar ideias em fase inicial de construção.

Ao contrário do MPV (Mínimo Produto Viável), por meio do qual podemos levar até meses para validar se aquela ideia será promissora no mercado ou não, o Design Sprint flui como um “grande atalho”. Ou seja, ele vai direto ao encontro dos usuários para a validação de uma ideia, trabalho que pode encurtar o processo em até 40 horas! E, se você não tem muito tempo, essa metodologia pode ser certeira para o seu negócio.

Você, porém, pode estar se perguntando: “Como farei isso?”. Pois bem, a metodologia do Design Sprint é baseada em cinco etapas. Sendo assim, serão necessários (literalmente) cinco dias para transformar a ideia em algo concreto. Entretanto, antes de dar início ao processo, você precisa definir o desafio a ser solucionado.

É indicado para quem? Quando usar?

O Design Sprint pode ser usado por startups que estão em período inicial, projetos internos ou até mesmo aplicado àquelas ideias guardadas na gaveta e que precisam ganhar forma.

Além disso, o método pode ser usado:

  • antes de você investir tempo e dinheiro em uma startup ou projeto;
  • quando você precisa começar a desenhar alguma funcionalidade difícil;
  • quando a equipe está prestes a começar a trabalhar em um novo projeto.

Por fim, defina as pessoas que estarão envolvidas no Design Sprint.

A dica é ter, pelo menos, um designer; um product manager, pois ele conhece bastante seus usuários e o produto; um stakeholder, como o CEO da startup ou dono da ideia; um desenvolvedor, porque é importante ter alguém mais técnico. E, pra fechar: escolha um facilitador! Ou seja, a pessoa que vai guiar as sessões coletivas e mediar a equipe para que ninguém perca o foco!

Gostou dessa metodologia ágil? Baixe o e-book desenvolvido pelo Sebrae em Minas Gerais para conhecer o passo a passo completo do Design Sprint!

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