Utilize ferramentas de brainstorming, mapa da empatia e mapas mentais para organizar e inovar sua produção de conteúdo digital.

Você pode utilizar o design thinking na hora da organização dos processos de criação de conteúdo on-line da sua empresa. Com tantas funções e pouco tempo, o pequeno empresário acaba acumulando muitas tarefas. E, talvez, o marketing não seja a sua especialidade. Então, é interessante você encaixar uma rotina de design thinking para otimizar seus recursos.
Quando falamos em criação de conteúdo, o design thinking ajuda você a conhecer seu público, comportamento, linguagem, dores, interesses e a saber quais mídias sociais ele usa. Vamos ver três ferramentas para aplicar o design thinking no seu processo de organização e produção de conteúdo:
Brainstorm
O objetivo do brainstorm é levantar ideias e soluções criativas. Convide pessoas de diferentes áreas para colaborar, principalmente aquelas que atuam diretamente com o cliente. Uma vantagem é que ele gera o sentido de pertencimento nos colaboradores.
No caso da criação de conteúdo, você pode levantar a seguinte questão: quais são as principais dúvidas que recebemos no atendimento on-line? Todos podem contribuir para uma lista de dúvidas e depois, uma de soluções. Aqui não há limitação de ideias. Tudo é bem-vindo.
Mapa da empatia
É uma ferramenta de criação da sua persona, ou seja, do perfil do seu cliente ideal. Tudo é feito com base nos sentimentos e interesses do seu público. O mapa da empatia pode ser feito no computador, uma lousa ou em papel sulfite.
A vantagem é que conhecendo sua persona, você pode criar conteúdo específico e estratégias direcionadas de marketing digital para cada momento da jornada do consumidor. Com isso, você pode atrair mais clientes e fortalecer o relacionamento com eles.
O mapa da empatia é feito graficamente, de modo que você consiga visualizar, primeiro, quatro perguntas relacionadas ao seu cliente:
Mapas mentais
Nos mapas mentais você coloca em prática todas as informações reunidas tanto no brainstorm quanto no mapa da empatia. É possível e recomendável que você crie vários mapas mentais para definir:
- Quais etapas o seu cliente passa, desde que conhece sua loja até a finalização da compra?
- Quais conteúdos são interessantes criar e enviar para os seus contatos, para que sintam confiança e criem relacionamento com a sua marca?
- Qual rotina você irá implantar para colocar essa programação em prática?
Lembre-se de sempre ser realista no seu planejamento e de buscar pessoas para dividir as tarefas, caso seja necessário.
Ferramentas de mapas mentais
Confira três ferramentas on-line que você pode utilizar para aplicar o design thinking no seu negócio:
Coogle
O Coogle é um software on-line de criação de mapas mentais e fluxogramas. Ele pode ser utilizado no navegador da sua preferência.
Mind meister
A ferramenta Mind cria mapas mentais colaborativos e é possível visualizar, colaborar com a equipe, gerenciar tarefas e fazer compartilhamentos.
Miro
A plataforma Miro é colaborativa e, com uma lousa digital on-line, você consegue reunir sua equipe em qualquer hora e lugar. Com ela, é possível fazer reuniões e workshops, brainstorms, pesquisa e design, fluxos de trabalho e planejamento.
Para saber mais sobre design thinking e como aplicar no seu negócio, confira o artigo abaixo:
Entenda o conceito de design thinking e como aplicá-lo aos negócios
E aproveite o curso do Sebrae:
Marketing digital para sua empresa: primeiros passos
Foi um prazer te ajudar :)