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Wed Mar 08 20:46:32 BRT 2023
Mercado e Vendas | DESIGN THINKING
Design thinking: processo criativo e inovador de resolver problemas

Entenda o que é design thinking e como esta ferramenta para resolver problemas no seu negócio.

· Atualizado em 08/03/2023
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Ser criativo e inovador são pontos essenciais para desenvolver novos produtos, resolver problemas com eficiência ou atender à necessidade dos clientes. A capacidade de uma empresa em inovar e trazer soluções para os problemas cotidianos depende do processo criativo de pensamento. Mas, como desenvolvê-lo e implementá-lo na sua empresa? Elaboramos este artigo, inspirado no post do Sebrae São Paulo, para ajudar você a entender esta ferramenta muito útil para organizar ideias e encontrar soluções.

Inovação é quando uma ideia atende ao mercado e é viável financeiramente. Fazer escolhas e lidar com obstáculos são desafios para os empreendedores. Para facilitar essas decisões ,você pode buscar apoio no dDesign thinking, uma ferramenta focada na criatividade e nas pessoas.

Design thinking não é um método específico, mas uma abordagem. É um processo de pensamento crítico e criativo, possibilitando a organização de ideias para estimular a tomada de decisão e busca por conhecimento. Nas empresas, esta estratégia é muito utilizada no lançamento de produtos ou serviços, para solucionar problemas ou aprimorar processos.

O trabalho de um designer é buscar maneiras de solucionar problemas do nosso dia a dia. Mas, observar o mundo e gerar soluções é uma habilidade de qualquer ser humano. Design thinking significa usar o modo de pensar e agir dos designers nos negócios e na vida. É um método centrado nas pessoas que estimula que você atenda e planeje suas ações de acordo com o que as pessoas querem e precisam.

O processo de design thinking começa com um desafio estratégico e continua por três espaços: ouvir, criar e implementar.

Fase um: ouvir

Para projetar soluções inovadoras, você precisa entender os desejos, problemas e expectativas das pessoas.

  • Defina um desafioListe problemas ou oportunidades que envolvam clientes, empregados, fornecedores e comunidade. Reduza essa lista até chegar a um desafio. Reescreva o problema usando a expressão “Como podemos”. Por exemplo: “Como podemos aumentar as vendas sem grandes investimentos? ”
  • Estabeleça um espaçoMesmo que seja só uma parede, para compartilhar imagens, inspirações, frases ou notas de pesquisa. Reflita sobre “o que já sabemos? ”. Antes de sair a campo, escreva em um post it o que você e sua equipe já sabem sobre o desafio e o que vocês precisam saber.
  • Identifique seu públicoListe pessoas e grupos ligados ao desafio. Observe e converse com indivíduos que representam extremos: clientes familiarizados com o produto e também pessoas que não têm nada a ver com ele.
  • Vá a campoHá muitas formas de aprender: entrevistas individuais, em grupo ou simplesmente observando as pessoas. Preparem o roteiro com perguntas abertas, façam anotações e tirem fotos.
  • Inspire-se em outros locaisBuscar contextos diferentes traz novas inspirações. Você já pensou que uma boa companhia aérea pode conseguir boas ideias sobre check in ao observar a recepção de um hotel?

Fase dois: criar

Traduza em oportunidades o que observou e ouviu. Utilize os dois hemisférios do cérebro, lógico e criativo, para criar soluções e convertê-las em protótipos.

  • Liste insightsInsights são propulsores para novas ideias. Formule perguntas em torno dos insights, começando com “Como podemos? ” ou “E se...”. Selecione até cinco perguntas para a sessão de ideação.
  • Organize sessões de ideaçãoIdeação, ou brainstorming, é a geração de várias ideias a partir de um tema. Providencie uma sala com espaço nas paredes, post its, canetas e papel. Fixe o desafio e as perguntas do brainstorming na parede e peça aos participantes que escrevam suas ideias. Agrupe ideias similares e escolhas as mais promissoras. Tenha como objetivo até três ideias.

As regras para um brainstorming eficiente e divertido são:

1 - Troque qualidade por quantidade: quanto maior o número de ideias melhor;

2 - Evite julgamentos: não há ideias más. Se você não gosta de uma ideia, torne-a melhor;

3 - Encoraje ideias ousadas: novas ideias, ou um olhar diferente para uma mesma ideia, gera inovação;

4 - Combine e aprimore: ideias podem ser adaptadas e transformadas em outras;

Transforme ideias em realidade: construir protótipos é a melhor forma para tornar suas soluções tangíveis rapidamente e com baixo custo. O alvo da prototipagem não é terminar, mas sim aprender o que é importante para os clientes e em que melhorar. É possível prototipar quase tudo por meio de:

  • Modelos: o modelo físico de um produto;
  • Storyboards: a experiência do cliente pode ser visualizada por meio de uma série de imagens, desenhos ou blocos de texto;
  • Encenação: a experiência emocional com um produto ou serviço é mais bem expressa com a equipe atuando como consumidores.

Fase três: implementar

Uma vez que você tenha criado várias soluções, é hora de entender como torná-las viáveis.

  • Crie um modelo de receita: pense em quanto e como os clientes pagarão pela sua proposta de valor.
  • Planeje minipilotos: essa é uma maneira de continuar aprendendo antes de uma implementação completa.
  • Elabore um plano de ação: a implementação requer recursos como dinheiro, tempo e pessoas. Liste os itens necessários e identifique parceiros. Crie uma lista de tarefas para viabilizar sua ideia. Identifique os responsáveis, prazos e indicadores de sucesso.
  • Continue aprendendo: organize reuniões regulares e informais para compartilhar ideias. Use o poder da criatividade a favor do seu negócio ou projeto e saia da zona de conforto. Explore o mundo como sala de aula e sempre esteja aberto a experimentar.

Para aplicar o design thinking, a empresa precisa de uma cultura organizacional com abertura para esta ferramenta, onde os funcionários sintam-se à vontade. A coleta e análise de dados são fundamentais para o embasamento das novas soluções. Dados e estatísticas são essenciais para guiar qualquer processo criativo.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

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Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.

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O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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