Se sua marca atende o público jovem, investir no TikTok é fundamental para se conectar com os clientes e vender mais.

Se você usa internet e redes sociais em 2023, certamente já ouviu falar do TikTok. O aplicativo mais baixado em 2020, com mais de 2 milhões de downloads, é um sucesso absoluto em todas as partes do mundo. Por isso, não pode ser deixado de lado nas estratégias de marketing digital.
Mas, de onde vem o TikTok? A rede social nasceu em 2012, na China, com o objetivo inicial de ser uma plataforma de vídeos e entretenimento. Porém, diante do crescimento no número de usuários, passou também a ser fonte de informações e marketing, principalmente com foco no público jovem.
Vantagens do TikTok
O TikTok permite a pequenos e grandes negócios trabalharem com importantes pilares de geração de valor para uma marca. São eles:
- conexão entre usuário e marca por meio de conteúdos leves e divertidos, que não visam somente a venda;
- humanização por meio de conteúdos que demonstrem interesse por seu público;
- segmentação das campanhas, com foco direto em nichos de mercado com maior interesse em seus produtos;
- campanhas em real time, com base em assuntos em alta no mercado;
- vendas por meio de Live Commerce, ou seja, comercialização de produtos em tempo real durante transmissões ao vivo em plataformas de mídia social.
Como fazer marketing no TikTok
1 - Aposte em vídeos engraçados, que engajem seu público.
2 - Faça parcerias com influencers que falem a mesma linguagem dos consumidores que você quer conquistar.
3 - Invista em anúncios pagos, com base na segmentação do público-alvo.
4 - Seja original, oferecendo vídeos autênticos, criativos e que estejam de acordo com a mensagem que a sua marca pretende passar.
5 - Produza conteúdos em tela cheia, sempre na orientação vertical, pois dessa forma terá mais chance de atingir um alto nível de engajamento.
6 - Não esqueça de legendar os vídeos, melhorando a experiência de quem os está assistindo.
7 - Invista em hashtags que trarão acessos por meio de pesquisas na plataforma. As melhores hashtags também aumentam as chances do seu conteúdo ser exibido para um maior número de usuários.
8 - Escolha músicas em alta e participe das trends.
9 - Tenha consistência nas postagens, publicando conteúdos aderentes à sua marca.
10 - Invista em lives para interagir com os seguidores em tempo real.
O TikTok é a rede social do momento e pode ser uma excelente estratégia de marketing para divulgar seu negócio. Antes de apostar todas as suas fichas na plataforma, porém, é importante saber que 69% dos usuários ativos têm entre 16 e 24 anos (Geração Z) e 60% são mulheres.
Portanto, antes de planejar suas estratégias de marketing para o TikTok, avalie se sua marca tem afinidade com o perfil da rede social ou não.
Consulte também os artigos TikTok para pequenos negócios e Sabia que você pode usar o TikTok na sua empresa?
Foi um prazer te ajudar :)