Conheça as questões que influenciam o êxito da sua loja e use a ferramenta do Sebrae criada para identificar e aprimorar a sua atuação.

Com a finalidade de aprimorar a gestão dos negócios do ramo do varejo de autopeças, o Sebrae criou uma ferramenta que mostra quais são as características fundamentais para o sucesso das lojas do ramo.
A partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez aspectos mais importantes para o triunfo ou o revés de lojas de autopeças e acessórios automotivos.
Você dá importância à comunicação visual da sua loja? Os elementos físicos de uma loja contribuem fortemente para a percepção que o cliente tem da sua empresa. Espaço interno, iluminação e fachadas devem ser pensados para atrair clientes e gerar vendas. E podemos acrescentar ainda mais: além de tornar a sua loja bonita, ainda tornará o ambiente mais agradável, contribuindo para a experiência de compra.
Quando você investe no visual merchandising, é possível alinhar a experiência de compra que a empresa pretende oferecer ao cliente ao espaço físico disponível.
Um time de vendedores que domina toda a tecnologia de que dispõe e está capacitada a atender bem, e acima de tudo relacionar-se bem com os clientes, é parte fundamental do sucesso.
Hoje a jornada de compra dos consumidores inicia-se no digital. O uso do celular possibilita que todos tenham um shopping na palma das mãos! Então, é fundamental ampliar os canais de vendas, facilitando assim a vida dos consumidores, colocando à disposição call center e e-commerce, por exemplo.
Participar de ações cooperativas com concorrentes dá mais poder de barganha nas compras realizadas com fornecedores, além de possibilitar ações conjuntas de marketing, visando à redução de custos.
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É imprescindível manter o cadastro de fornecedores atualizado e conhecer o fluxo dos itens no estoque.
Neste ponto, o importante é ter variedade. Venda peças e acessórios, ofereça serviços de instalação e reparos na loja, além de entregar produtos em domicílio.
Estimule as compras com boas ações promocionais, que são fatores-chave para alavancar as vendas.
Invista em publicidade acessível e eficiente e divulgue continuamente os produtos. Abuse das redes sociais! Esta ferramenta democratizou de vez a comunicação entre empresas e clientes! Então, abuse da criatividade!
Ter uma loja virtual é bom para gerar vendas, ainda mais quando se faz a divulgação dos produtos em outros canais digitais.
Situe a loja em um local muito acessível, com alto fluxo de clientes e próximo de centros automotivos.
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A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento.
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Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando lhe for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.
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Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave.
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Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator.
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Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:
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