this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 16:35:03 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Dicas para agregar mais valor à produção de orgânicos

Descubra como destacar-se nesse mercado promissor e vender mais.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado de produtos orgânicos está crescendo a cada ano, e isso não é surpreendente. A procura pelos alimentos sem agrotóxicos já é uma realidade em todo o Brasil, e o setor está se expandindo diariamente.

Os números são animadores. Segundo o Ministério da Agricultura, o número de produtores orgânicos cadastrados cresceu 450% nos últimos 12 anos.  Em fevereiro de 2022, eram mais de 26 mil agricultores inscritos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO).

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, o mercado de orgânicos recebeu, entre janeiro de 2020 e maio de 2021, 2,3 mil novos produtores. Dados da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), que reúne os empreendedores do setor, mostram que o mercado brasileiro de produtos orgânicos deu um salto de 30% em 2020. 

Todo esse crescimento é reflexo da consciência e preocupação das pessoas com a saúde e o bem-estar, além da busca por alimentos mais saudáveis. A pandemia impulsionou o aumento da alimentação em casa e, também, a valorização de produtos caseiros, produzidos em sua maioria no Brasil por micro e pequenos negócios.  

Para explorar ainda mais o potencial desse mercado, o Sebrae separou algumas informações para os empreendedores que querem agregar mais valor aos seus produtos e melhorar a margem de lucro nesse mercado cada vez mais competitivo. Continue a leitura! 

Valorizando seu produto orgânico

Os empreendedores podem multiplicar sua oferta de produtos orgânicos de várias maneiras. É possível plantar diferentes variedades de uma mesma planta, criar novos produtos a partir dos produtos orgânicos que já produzem ou oferecer diversas embalagens e tamanhos. Além disso, os agricultores podem especializar-se em certos produtos orgânicos, como folhagens, hortaliças e frutas, por exemplo. Você também pode oferecer produtos que são difíceis de encontrar em outros lugares.

 Confira nossas dicas para atrair mais valor para a sua produção: 

1. Conheça o seu mercado

Faça um mapeamento dos nichos de mercado da sua região; isso ajuda a direcionar seu negócio para o mercado mais lucrativo. Outro ponto importante é escutar e conhecer o seu cliente. Veja como ele gosta de ser atendido, e quais fatores ele valoriza naquilo que você deseja vender. Não esqueça dos concorrentes! Para te ajudar nessa jornada, o  Sebrae oferece vários cursos e palestras gratuitas. Não deixe de aproveitar! 

2. Use o marketing digital a seu favor

A agricultura orgânica produz alimentos mais saudáveis, sem aditivos e agrotóxicos, e contribui para a preservação do meio ambiente. Aproveite essas informações e divulgue os métodos de produção orgânicas aos consumidores para agregar valor. 

Para se destacar, crie uma identidade para a sua marca e use as redes sociais para divulgá-la. Outra medida importante é obter a certificação de produção orgânica e selos dos órgãos competentes. Com um atestado oficial de qualidade, isso trará o reconhecimento à sua mercadoria. 

3. Explore as tendências

Os produtos naturais têm sido cada vez mais demandados, e alguns estabelecimentos oferecem gôndolas especiais para esse tipo de item ou são especializados apenas na venda dessas mercadorias.   

Portanto, essa é uma boa hora para o produtor que quer ampliar suas vendas. Você pode criar um sistema de delivery para entregar os seus produtos. Outra opção é fazer clubes de assinatura – o cliente paga um valor mensal para receber os itens em casa toda semana. 

Quer mais uma possibilidade? Ofereça os minimamente processados, que são aqueles produtos já higienizados, cortados e embalados. Isso facilita a vida dos clientes e agrega mais valor a sua marca. 

4. Procure boas parcerias

Como a produção de orgânicos está, em boa parte, nas mãos dos pequenos produtores, faz sentido buscar parceiros para se destacar nesse mercado. É possível estabelecer parcerias com associações regionais ou cooperativas para diminuir os custos da produção e obter mais vantagens na hora de agregar valor e vender. Aderir à produção com outros produtores da sua região também é uma boa tática para ganhar em escala. 

Caso precise de mais informações sobre o assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou entrar em contato com a nossa central de relacionamento: 0800 570 0800.

Gostou desse conteúdo? Ouça aqui o episódio especial do Sebrae sobre o tema

Quer aprender mais? Confira nossa seleção: 

Boletim Inteligência & Tendências de Mercado – Orgânicos

Agronegócios – Orgânicos

Fruticultura orgânica


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?