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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Dicas para deixar sua pousada mais acolhedora

Veja como transformar sua pousada focando em pequenos detalhes para deixá-la mais acolhedora e confortável.

· 01/02/2023 · Atualizado em 21/05/2023
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Uma das melhores partes de uma viagem é o cliente poder ficar em uma boa hospedagem, não é mesmo? Então, que tal transformar sua pousada para deixá-la mais acolhedora e confortável com algumas dicas valiosas?

Para atender ao desejo dos clientes, além, é claro, da qualidade dos serviços oferecidos, é preciso dar atenção especial a pequenos detalhes que fazem toda a diferença para deixar sua pousada mais atrativa e aconchegante como por exemplo mobílias, cores e objetos de decoração.

A tarefa de criar ambientes funcionais, arrojados e aconchegantes não é tarefa fácil, mas é possível e necessária para poder ganhar destaque no mercado frente à concorrência. Lembre-se, todo bom investimento traz retorno!

1. Conservação do imóvel

Uma hospedagem sem manutenção, com cara de velha e mal cuidada, com certeza, não é atraente para os hóspedes. Investir na conservação e manutenção do prédio deve fazer parte das suas prioridades.

Melhorar os aspectos visuais e de outros elementos de decoração, por exemplo, melhora drasticamente a aparência e agrada o cliente.

2. Gestão hoteleira

Uma boa gestão hoteleira é imprescindível, portanto o gerente deve ter as habilidades certas, ter entusiasmo e motivação para produzir resultados positivos para sua empresa.

3. Crie um ambiente entusiasta e motivado

Uma das melhores qualidades que um trabalhador pode ter é o entusiasmo! Um colaborar entusiasmado, dedicado, otimista e bem-humorado eleva o grau de bem-estar do hóspede. Então, não abra mão de funcionários dedicados e motivados para fazer parte de sua equipe, eles são os que melhor promovem as virtudes da sua pousada.

4. Capacite seu funcionário para tomar decisões

Muitas vezes, o colaborador tem que dizer ao hóspede que não pode ajudá-lo em determinada questão e que terá que chamar o gerente para resolver a questão. Isso é um problema, não é?

Muitos problemas que possam surgir durante a estada dos hóspedes podem e devem ser manipulados pela recepção e pela equipe da pousada. Portanto, há que se ter uma equipe bem treinada. Capacitar os funcionários para tomar decisões imediatas e, em seguida, tomar medidas rápidas de resolução, satisfaz melhor os clientes.

5. Invista em uma área de lazer

Investir em uma boa área de lazer garante a diversão de adultos, jovens e crianças. A infraestrutura é levada em grande conta quando o cliente busca uma hospedagem.

6. Criatividade

Surpreenda seu público com inovação, deixando a criatividade fluir na hora de decorar garantindo que seu ambiente seja acolhedor.

Ao decorar, pense na diversidade, por exemplo, os mais jovens gostam de ambientes decorados com elementos que remetem aos mais diversos grupos sociais, como surfistas, mundo dos games etc.

Além do mais, a diversidade garante que todos sejam acolhidos de forma respeitosa, carinhosa e satisfatória.

7. Inspeções diárias nos quartos

Cheiro de mofo nos quartos e corredores não vale, certo? Mantenha limpo os ambientes arejados, tapetes limpos. Adicionar um pouco de essências ajuda a refrescar o ambiente, os purificadores de ar são ótimos aliados e podem ser utilizados com diversos aromas agradáveis.

Inspecionar o quarto diariamente e se certificar que tudo esteja limpo e em boas condições é essencial.

8. Layout

O layout de um ambiente somado à escolha correta do tamanho dos móveis é fundamental para trazer a sensação de aconchego ao espaço. Móveis dispostos de forma a beneficiar a integração e circulação dos ambientes agrega valor e proporciona conforto e satisfação aos hóspedes.

Procure utilizar mobílias com design atemporal, mas que represente sua marca e estilo da pousada. Uma boa opção é iniciar pelas peças, a partir daí, organize o restante do mobiliário de maneira fluida e orgânica.

9. Nada de excessos

O famoso menos é mais é um conceito valioso. Nada de excessos na hora de utilizar a criatividade, organize e crie com moderação.

O hóspede deve se surpreender com cada detalhe, e se houver excessos, acabam ficando perdidos no ambiente e não fixam em suas mentes a identidade ou “a cara” da sua pousada. Optar por design com móveis mais clean e compactos pode deixar o ambiente menos carregado.

10. Iluminação

Pode apostar, a iluminação faz toda a diferença e enriquece sobremaneira sua hospedagem. Aposte em um projeto luminotécnico para garantir que todos os ambientes ou elementos de destaque recebam a iluminação adequada conforme o efeito que quer produzir.

Uma boa iluminação garante que o espaço fique muito mais bonito, atraente e elegante. Então, aposte em pontos focais, iluminação externa e abuse da iluminação natural. É imprescindível!

11. Tematização

Utilizar temas na ambientação também é muito interessante. Pense no estilo ou tema que deseja incorporar a sua pousada de acordo com o público que deseja abrigar e decore-o de modo a agradar o cliente.

Alguns exemplos de temas são: romântico, oriental, contemporâneo, cinematográfico, rock´n roll, radical, vintage, entre outros. Contudo, não exagere para que o ambiente não fique sobrecarregado.

12. Regionalização

Pense no ambiente em que está inserida. Que tal adaptar sua decoração utilizando os elementos marcantes e representantes da sua região? Uma arquitetura e design típicos deixam seu espaço mais interessante e traz uma sensação de pertencimento ao lugar.

Está em uma praia? Pode apostar em uma decoração mais leve, cores tradicionais, tecidos da região e objetos de decoração e arte praianos. Se está em uma localidade serrana, cujo clima é mais frio, utilizar tons mais escuros e móveis de estilo colonial, são boas opções.

Importante destacar que qualquer ambiente pode se tornar encantador, funcional, confortável e acolhedor. Para isso, utilize as dicas acima e encante seus clientes!

São muitas as possibilidades e ideias boas e criativas. Para saber ainda mais, acesse o artigo de Bianca Becker de Lima, da Comunidade Sebrae PR, 10 ideias criativas para pousada: como potencializar seu negócio!

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