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Wed Mar 22 20:55:32 BRT 2023
Mercado e Vendas | EMPRESA
Dicas para elaborar um Manual de Conduta para o seu salão de beleza

O Manual de Conduta traz orientação para colaboradores e profissionais parceiros e é realizado em comum acordo.

· Atualizado em 22/03/2023
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O Manual de Conduta Interna aplica-se a todos os colaboradores do espaço de beleza, bem como a todos que participam direta ou indiretamente dos processos de trabalho. 

Ele é feito para que todos possam usufruir de seus direitos e comprometer-se com o trabalho. Ele traz mais transparência a todos que trabalham no estabelecimento de beleza e trata de comportamentos que trazem maior harmonia e beneficiam a todos. Um ponto básico de todo estabelecimento é ter claro que o trabalho é realizado em equipe e que as metas da empresa dependem de todos.

Para Aline Fernandez, mentora de comunicação, performance e liderança da Academia Ondina, construir um Manual de Condutas para o seu salão de beleza é uma forma eficaz e inteligente de resolver muitos dos problemas de gestão e liderança nos salões de beleza. O Manual traz mais clareza, principalmente após a aprovação da Lei Salão Parceiro. Segundo ela, “Os profissionais de beleza ainda estão confusos em relação à Lei do Salão Parceiro. Então, cabe aos proprietários e gestores tratar do que a lei permite para que nos tornemos empresas parceiras que se uniram por um bem comum”.

Dicas de Aline Fernandes para construir um Manual de Condutas para seu Salão de beleza

1 - Propósito, Missão, Visão e Valores

Aline ensina que as primeiras informações que devem constar no Manual de Condutas do seu salão de beleza são: Propósito, Missão, Visão e Valores da sua empresa. “O propósito é o motivo pelo qual sua empresa existe; a Missão é o que você faz no dia a dia; a Visão é o que você quer como referência para o futuro; e os Valores são referentes a como você trabalha”, exemplifica.

2 - Regras de Contratação

De acordo com a mentora, o Manual de Condutas deve trazer também as regras de contratação do seu salão de beleza. “Peça ajuda para um contador ou advogado lhe ajudar com essas informações”, aconselha.

3 - Horário de Funcionamento

É preciso deixar claro no Manual de Condutas a política de horário de funcionamento do seu salão de beleza. “Nessa parte, é preciso explicar como funciona a gestão de agendamento da sua empresa e como deve ser o procedimento em caso de cancelamento, ausência, encaixes, faltas e atrasos”, indica.

4 - Regras de Remuneração

Segundo a especialista, é preciso especificar as regras de remuneração do seu salão de beleza, ou seja, como funciona o sistema de comissão, se tem descontos, custos, despesas ou taxas, além de informar as metas individuais e coletivas.

5 - Gestão de Produtos

A mentora explica que é importante esclarecer como funciona a gestão de produtos no seu salão de beleza. Caso você forneça, estabeleça como serão os descontos para pagamento, com quais marcas e linhas você trabalha e como funciona a política de estoque da sua empresa.

6 - Política de Pagamento

“Use esse capítulo do Manual de Condutas para explicar a política de pagamento. Informe quais são as datas, os prazos,as formas, as comissões e os impostos”, ensina.

7 - Realização de serviços em profissionais ou familiares

Aline ressalta que é importante estabelecer regras para a realização de serviços em profissionais ou familiares dos profissionais parceiros para evitar confusões. “Avise se os profissionais e familiares terão desconto ou se será cobrado valor normal, além de quais serão os dias e horários que podem marcar serviços”, recomenda.

8 - Regras de Manutenção de Auxiliares

“Em salões que trabalham com auxiliares e assistentes, é bom enfatizar no Manual de Condutas como é a política de manutenção desses profissionais: quem paga, se há comissão ou uma diária e quais os dias que devem trabalhar”, lista.

9 - Planos de Carreira

Outro ponto importante que deve ser apresentado no Manual de Condutas, de acordo com a expert, é o plano de carreira do seu salão de beleza. “Um plano de carreira transmite a imagem de que existe um caminho para o profissional seguir, o que funciona como estímulo”, afirma.

10 - Política de Ações Promocionais

“Explique no Manual como é a política de ações promocionais do seu salão de beleza: se todo mundo é obrigado a participar, quais são os benefícios em aderir e de quanto é descontado da comissão”, elucida.

11 - Política de Estrutura ou de Uso de Equipamentos

De acordo com Aline, é fundamental também definir a política de estrutura ou de uso de equipamentos. “Mostre se existem regras referentes à estrutura, como manter o ambiente organizado, e quais cuidados o profissional deve ter ao usar equipamentos do salão”, finaliza.

Para os profissionais parceiros, também existe o Contrato de Parceria que contém cláusulas obrigatórias de acordo com a Lei 13.352/2016.

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