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Wed Feb 08 16:33:26 BRT 2023
Inovação | REDE SOCIAL
Dicas para lidar com reclamações nas redes sociais

Veja algumas dicas para conseguir lidar com situações de crises e reclamações nas redes sociais.

· Atualizado em 08/02/2023
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Ninguém gosta de receber críticas, muito menos em comentários nas redes sociais, onde todos podem ver, não é verdade? Mas, é preciso saber lidar com comentários negativos, reclamações e sugestões. 

Hoje em dia, as pessoas se posicionam nas redes sociais e estão habituadas a fazer avaliações a todo momento. Os outros usuários também estão de olho no que está sendo dito a respeito da sua marca e, com certeza, na sua resposta. 

Por isso, temos algumas dicas que vão te ajudar a lidar com esses clientes insatisfeitos. E o melhor: sem estresse. Confira!

Publique posts esclarecendo as maiores reclamações

Você pode fazer uma espécie de FAQ (Perguntas Frequentes) por meio de publicações. Você pode ir colocando informações a respeito das maiores reclamações e dúvidas dos seus clientes em dias diferentes. Assim, você se antecipa e mostra que está atento à opinião do consumidor. 

Além disso, seu suporte não vai ficar sobrecarregado, e os consumidores ficarão mais satisfeitos. Tudo isso evita futuros comentários negativos. Às vezes, a pessoa já verifica o problema dela ali na publicação e fica mais tranquila. 

Atenção às notificações

Olho aberto sempre! Ative as notificações das suas redes sociais para que todo comentário seja visto rapidamente e solucionado, caso seja negativo. Rapidez e eficiência são as palavras-chave para não ficar com a imagem ruim. 

Além de responder rápido aos comentários, você e/ou sua equipe de redes sociais precisam estar bem treinados, de acordo com o perfil do seu público-alvo. Com uma persona bem definida, fica mais fácil fazer um atendimento personalizado, dar um retorno correto para o consumidor e saber como reagir às reclamações. Isso porque você consegue identificar, rapidamente, a situação e a linguagem que você deve utilizar com o cliente.

Se você estiver errado, assuma o erro. Não há problema algum. Pelo contrário, demonstra o interesse da sua empresa em ser transparente e honesta. Peça desculpas e tente contornar a situação com gentileza. 

Se for preciso, converse com seu cliente fora das redes sociais. Assim, você também evita alguns ruídos de comunicação que podem ocorrer quando há a mediação de uma mídia social. 

O público está cada vez mais exigente, faz avaliações e pesquisa a reputação das empresas antes de comprar ou mesmo de conhecer. Por isso, fique atento e seja rápido nas suas respostas. 

As redes sociais são ótimos canais de comunicação, conexão e divulgação, mas também podem potencializar situações negativas. Por isso, atenção para manter o controle e contornar situações de crise, que podem causar prejuízos ao seu negócio. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como gerenciar crises nas redes sociais

Saiba como alimentar a reputação da sua empresa nas redes sociais

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