this is an h1

this is an h2

Wed Dec 21 14:31:06 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Dicas para manter seu site e redes sociais mais seguros

A segurança dos sistemas deve ser prioridade nas empresas e, principalmente, nos e-commerces.

· Atualizado em 21/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você tem um site, blog ou loja virtual, ações para manter os sistemas mais seguros devem fazer parte da sua rotina. A segurança de um site evita que as páginas fiquem expostas a ataques de cibercriminosos. Se você tem um e-commerce, essa atenção deve ser redobrada.

Afinal, além de garantir a segurança do seu site, você precisa proteger os dados pessoais de seus clientes. Caso contrário, os seus visitantes na web podem perceber a fragilidade do sistema e nunca mais retornar à página da sua empresa.

Então, o que fazer? O primeiro passo é garantir a manutenção de sites, blogs e plataformas digitais, prevendo ajustes e otimizações de conteúdo, layout, navegação, software, entre outros fatores relevantes. A segurança e a manutenção do site de algumas empresas podem exigir ajustes mais refinados na sua plataforma. Se for o caso do seu negócio, invista em uma empresa especializada para suporte técnico e apoio a ações estratégicas de marketing.

Por questão de segurança, você sabe dizer quantas pessoas têm acesso à manutenção do seu site? Conhece bem a empresa que faz esse trabalho? A maioria das empresas precisa fornecer acesso a um número elevado de colaboradores para realizar as alterações do site. Quanto mais pessoas possuem acesso, mais vulnerabilidades você pode ter. Nesse sentido, separamos algumas dicas:

  • Estabeleça permissões específicas para cada tipo de trabalho

Nem todas as pessoas que atualizam o site precisam do mesmo nível de acesso.

  • Tenha um Certificado SSL (HTTPS)

Se você tem um e-commerce, a compra de um certificado SSL é fundamental. Seus clientes precisam saber que seu site é seguro, antes de confiar informações pessoais. É com um certificado SSL que você consegue segurança nesse processo. A troca de mensagens é criptografada, e a maioria dos navegadores exige um cadeado, informando que o endereço é seguro.

  • Proteja-se contra as vulnerabilidades

Os hackers estão sempre em busca de brechas na segurança dos sites. Os ataques são realizados com diferentes objetivos, mas em todos eles, tanto o site quanto os visitantes acabam sendo afetados. Existem sistemas que podem ajudar na prevenção desse tipo de ataque, realizando verificações em busca de vulnerabilidades.

Redes Sociais

Você costuma informar nas redes sociais por onde anda ou o que está fazendo ou comprando? É bom ficar atento. O compartilhamento de fotos, vídeos e informações, como os locais onde estamos passando ou viajando, pode nos expor demais. Muitos desses tópicos são postados todos os dias, exibindo informações pessoais que são facilmente acessadas por fraudadores e cibercriminosos.

O segredo para ser um usuário responsável é entender que você tem o controle sobre os seus dados. É importante saber escolher a rede que você está usando; como usar as ferramentas de controle disponíveis e quais informações você, realmente, quer compartilhar.

Ao curtir ou compartilhar fotos e artigos, estamos deixando registrados nossos interesses, o que, certamente, será usado pelos algoritmos para publicidade. Lembre-se que uma vez publicada suas postagens serão permanentes. Mantenha-se alerta para que nenhuma informação íntima seja divulgada.

Tenha cautela ao clicar e preencher questionários que peçam informações pessoais demais. Verifique suas configurações de privacidade periodicamente e altere se for necessário.

Lembre-se que você pode ter contas vinculadas. Cheque sempre essa opção, quando fizer alguma postagem. Desative a função GPS do seu celular. Se possível, compartilhe as fotos de viagem após o retorno, para que não percebam que sua casa está vazia. 

Além disso, fique atento aos anúncios falsos e não clique em links desconhecidos. Aproveite para desativar contas antigas que você não utiliza mais e use senhas complexas, trocando-as periodicamente. 

Ao expor suas opiniões, meça suas palavras. Assim como você pode buscar seus direitos, caso seja ofendido, outras pessoas também podem fazer. Mas, caso você seja ofendido via on-line, não se esqueça de printar as telas e notificar a rede social. 

Artigo feito a partir do vídeo Treinamento Sebrae: Política de Segurança.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

O que é um site responsivo

Plataforma de e-commerce: como escolher


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?