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Wed Apr 19 01:01:37 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Dicas para melhorar o atendimento no varejo

O atendimento ao cliente é um dos principais pilares para alcançar o sucesso no setor do varejo.

· Atualizado em 19/04/2023
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Para te auxiliar, resumimos as dicas da especialista Sarana, do canal Quanto Sobra. 

Como você, lojista, lida com seus clientes?

Tem aqueles que são super bons e outros que um pouco mais difíceis. Pois bem, nós sabemos que essa área de atendimento ao cliente é uma parte muito importante do seu negócio. É o cartão de visitas da sua loja. Assim como os olhos são o espelho da alma, o atendimento é a alma de uma empresa. Ele representa o primeiro passo no processo de fidelização do cliente.

O nosso foco aqui é te ajudar a melhorar o atendimento no varejo, para garantir que o seu cliente se sinta tão bem atendido, que prefira sempre fazer as compras na sua empresa.

Então, vamos lá. O que é atendimento ao cliente no varejo? É um conjunto de práticas e técnicas, que tem como objetivo fazer o cliente se sentir valorizado pela empresa. Quando essa valorização é verdadeira, se torna fidelidade. Assim, o cliente retornará à sua loja e recomendará seus serviços aos amigos. 

Aliás, um atendimento de qualidade começa antes mesmo do cliente pisar na sua loja.

A empresa pode empregar certos métodos, que garantem que o relacionamento com o freguês começa no momento da propaganda ou na pesquisa sobre um produto na internet, enfim, em qualquer tipo de interação. Assim, deve oferecer algo a mais, como, por exemplo, um atendimento próximo, carismático, personalizado, priorizando uma boa experiência de compra do início ao fim. Será um diferencial da concorrência.

E por que é tão importante o bom atendimento no varejo? Porque é como uma garantia para o seu negócio. Quando a sua loja oferece um bom atendimento, o cliente se sente acolhido e bem recebido. Essa sensação vai fazer com que ele goste do ambiente da sua empresa, dos seus colaboradores e da experiência de compra como um todo.

Como resultado, sempre que esse cliente pensar em fazer compras, pensará, então, no seu estabelecimento. Com isso, os seus custos de aquisição de cliente caem. Esse custo é um indicador, que aponta quanto a sua empresa gasta para atrair e conquistar cada cliente. E, além de economizar, o nome da sua empresa vai estar na boca do seu público de maneira positiva. A propaganda boca a boca é muito boa - se não a melhor - para o seu negócio.

Quem trabalha em contato com o público sabe que nem sempre é fácil agradar a todos, mas é essencial estabelecer bons hábitos para aprender como atender clientes da melhor maneira possível. A seguir, confira as dicas para melhorar o atendimento no varejo.

Primeiro, lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Ou seja, assim que o consumidor entrar na sua loja, cumprimente-o. Esteja solícito. O importante é que o freguês veja logo que a sua empresa está disposta a ajudá-lo.

Ademais, transmita segurança, faça uma abordagem segura, oriente que os vendedores mantenham uma linguagem corporal aberta e sincera. Ficar com os braços cruzados, ou com uma postura curvada, transmitem insegurança. Construa uma comunicação clara, objetiva e ouça o que o seu freguês tem a dizer. 

Aqui, na terceira dica, é válido criar um roteiro de abordagem. Frases como "Posso te ajudar? O que você procura hoje?" e "Tem alguma preferência por cor?" são ótimas para um primeiro contato e podem aumentar suas vendas, além de melhorar a relação com o consumidor. Frases como "Você vai comprar o que você quer?" são grosseiras e apáticas. 

A quarta dica é sobre sorrir! A sua equipe de vendas precisa treinar o sorriso e a simpatia. Afinal, elas transmitem alegria ao freguês. Por isso, sempre aborde seus clientes com um grande sorriso no rosto, seja simpático e aberto à conversa. 

Na quinta dica, busque entender a situação do seu cliente e oferecer uma solução personalizada. Faça perguntas e observe-o com cuidado. Ele pode gostar de conversar, mas também pode ser tímido. Portanto, ache o equilíbrio entre falar e ouvir. 

A sexta dica é sobre o respeito ao espaço do cliente. Significa não ficar muito perto do freguês para não deixá-lo desconfortável. Se ele falar que não precisa de ajuda no momento, respeite-o, mas deixe claro que estará à disposição.

Na sétima dica, conheça os produtos da sua loja. Algo que pode atrapalhar qualquer processo de atendimento de clientes em uma loja é se deparar com o vendedor que não entende do assunto. Ele precisa estar preparado para responder às dúvidas dos consumidores.

Assim, invista em um bom treinamento para sua equipe, evitando constrangimentos. Busque ensinar aos seus colaboradores sobre as peças vendidas na loja, quais são os tecidos, as novidades e até as últimas tendências. É útil para melhorar a abordagem ao cliente. 

A oitava dica é sobre a conversa entre vendedor e cliente. Ou seja, busque entender que cada pessoa se comunica de maneira diferente; sua empresa precisa se adaptar a cada uma delas. Se a cliente é mais extrovertida ou mais tímida, se quer uma conversa casual ou prefere falar apenas o básico para resolver seus problemas. Preste atenção nisso. 

Por fim, a última dica é sempre oferecer uma solução. Imagine que todos os seus clientes chegam em sua loja com um problema. Seu trabalho é garantir que ele seja resolvido da melhor maneira possível. Então, busque o máximo de informações e ofereça possibilidades de resoluções para ele.

Agora, para evitar perder a venda, existem algumas coisas que você deve evitar.

A primeira delas é mentir sobre os produtos, pois isso acaba com a confiança que o cliente tem neste estabelecimento. Usar uma linguagem excessivamente informal, elogiar de maneira exagerada e sem contexto, também é algo da lista do que não fazer, pois parece que você está bajulando apenas para fazer a venda e não está sendo sincero. E nunca ignore os pedidos e desejos do cliente no momento da venda. O que importa mesmo é que o consumidor saia da sua loja satisfeito.

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